Exposição em homenagem a Tim Burton ocupa a Oca do Parque Ibirapuera
'A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos de A Arte de Tim Burton' foi concebida em homenagem ao livro 'A Arte de Tim Burton'
Tim Burton, 63, já havia sido tema da exposição O Mundo de Tim Burton no Museu da Imagem e do Som (MIS) em 2016. Agora, a vasta obra do pintor, ilustrador e cineasta — que vai além de filmes como Edward Mãos de Tesoura e Os Fantasmas se Divertem — preenche mais de 2 000 metros quadrados na Oca, no Parque Ibirapuera, até o mês de agosto.
+ Tim Burton: relembre os melhores filmes do diretor
Em catorze salas, o público pode contemplar cada detalhe das ideias e inspirações de Burton — consideradas estranhas e, ao mesmo tempo, fascinantes. Sua assinatura a mão está registrada na entrada, mas tudo ali tem o vestígio do artista.
Intitulada A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos de A Arte de Tim Burton, a exposição foi concebida em homenagem ao livro A Arte de Tim Burton. “A grande diferença entre as duas exposições reside no objetivo que cada uma carrega: O Mundo de Tim Burton possui um caráter mais contemplativo, enquanto a segunda é interativa e imersiva (duas linguagens curatoriais e expositivas diferentes)”, explica Naum Simão, curador da Rua 34 e diretor-geral de A Beleza Sombria dos Monstros. A curadoria é de Jenny He, que também trabalhou no MIS ao lado de Burton.
Os ambientes compõem uma releitura sensorial das criações do americano com bastante originalidade — uma de suas características mais conhecidas. Desde a fachada da Oca, o público é recebido por elementos visuais chamativos. A experiência é permeada de cores, formas geométricas, animações e ilustrações do acervo pessoal de Burton, além de conceitos visuais de diversos filmes.
“Tim desejou que a exposição fosse a leitura do livro no espaço físico, que seus desenhos saltassem para o espaço expositivo a partir de técnicas diversas. Essa exposição é um trabalho de invenção e descoberta. É um livro aberto”, afirma Simão.
Além disso, é interessante capturar detalhes de alguns de seus projetos cinematográficos no decorrer da visita. Não há nada que esteja diretamente ligado a eles, mas a verdadeira atração é o impacto dos variados conteúdos gerados pelo artista.
A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos de A Arte de Tim Burton. De 8 de maio a 14 de agosto. Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h. Ingressos: de R$ 20,00 a R$ 100,00, que podem ser adquiridos no site ingressorapido.com.br. Local: Oca do Parque Ibirapuera. Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, portão 3, Vila Mariana
+Assine a Vejinha a partir de 12,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 18 de maio de 2022, edição nº 2789