Continua após publicidade

Escultura oficial de Mafalda é exposta na Livraria Martins Fontes

“É importante continuar com o legado da personagem”, diz o escultor Pablo Irrgang

Por Ana Mércia Brandão
28 ago 2024, 14h45
escultura-mafalda-livraria-martins-fontes
Escultura de Mafalda na Livraria Martins Fontes (João Caldas/Divulgação)
Continua após publicidade

A escultura oficial de Mafalda, adorada personagem dos quadrinhos do cartunista argentino Quino (1932-2020), irá ocupar um espaço da Livraria Martins Fontes, unidade da Avenida Paulista, até o dia 5 de setembro. A peça foi elaborada pelo escultor oficial da personagem, o argentino Pablo Irrgang, e chega ao Brasil quinze anos depois de ter sua primeira edição inaugurada no bairro de San Telmo, em Buenos Aires, onde Quino cresceu.

Depois do dia 5, Mafalda faz mais uma parada, no estande da Martins Fontes na Bienal de São Paulo, onde fica entre os dias 6 e 15. Ela, então, retorna à unidade da Avenida Paulista no dia 17, e lá fica definitivamente.

A escultura pesa 23 quilos e está instalada em um banco de madeira, ladeada por dois bancos similares, onde o público poderá sentar e tirar fotos com a personagem. A peça foi feita com resina epóxi, material conhecido por sua durabilidade. “A resina, com pigmentos de pó de quartzo, lhe dá muita resistência para resistir ao amor das pessoas”, brinca Irrgang.

escultura-mafalda-livraria-martins-fontes
Local onde Mafalda ficará permanentemente (Divulgação/Divulgação)

“Ao abordar a escultura, a primeira coisa que fiz foi entender que ela precisaria ter esse tamanho de menina, para gerar a empatia que vem de sentar um momento com ela para tirar uma foto. A modelei primeiro em argila e foi nesse momento que convidei Quino para ajustarmos os detalhes”, conta o escultor sobre a construção da primeira edição da obra.

escultura-mafalda-livraria-martins-fontes
Pablo Irrgang ao lado de sua criação. Artista veio ao Brasil deixar a escultura (João Caldas/Divulgação)

Em 2009, o artista de 54 anos foi convidado pelo Governo de Buenos Aires para ser o escultor oficial da personagem e fez questão de que o criador de Mafalda, Quino, acompanhasse de perto o processo. “O que mais importava para mim era que ele ficasse satisfeito. Ele veio diversas vezes ao ateliê e construímos uma amizade muito linda”, conta.

Nascida em 1964, Mafalda povoa o imaginário popular ao redor do mundo desde então, com sua personalidade questionadora, irreverente e ácida, se tornando um símbolo de consciência política.

Continua após a publicidade

“O impacto que Mafalda tem gerado ao longo das gerações é enorme. A personagem é uma bússola ética para muitos de nós que crescemos com ela. Ela nos transmitiu valores de humanismo, pacifismo, justiça social, ecologia, feminismo e amizade, que tornamos nossos. Na cabecinha onde a semente de Mafalda cai, esses valores crescem e o fascismo não prospera, por isso é importante, nestes tempos obscuros, continuar com o seu legado”, define Irrgang.

Livraria Martins Fontes. Avenida Paulista, 509. 🕿 2167-9900. Seg. a sáb., 9h/22h. Dom., 10h/21h. martinsfontespaulista.com.br.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.