Em 1968, rainha Elizabeth inaugurou o Masp na Avenida Paulista
Em sua única visita ao Brasil, a rainha do Reino Unido ainda visitou o Terraço Itália e o Palácio dos Bandeirantes e passou por mais 4 capitais
A rainha Elizabeth II, que morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos, tem uma história com um importante monumento paulistano, o Museu de Arte de São Paulo (Masp). Em 7 de novembro de 1968, ela compareceu à inauguração da sede do museu na Avenida Paulista.
A soberana britânica estava visitando o Brasil na ocasião. Quando chegou ao Masp, Elizabeth II se surpreendeu ao ver um quadro de Winston Churchill (1874-1965), importante figura da política britânica e mundial, que foi contemporâneo de Elizabeth II e estava no poder na época em que ela ascendeu ao trono.
Veja mais imagens da inauguração do museu com a participação da rainha:
Também em São Paulo, Elizabeth visitou o Museu do Ipiranga e o Terraço Itália e participou de um banquete no Palácio dos Bandeirantes. Esta foi a única vez que a rainha Elizabeth II visitou o Brasil. Ela tinha 42 anos, e chegou ao país em 2 de novembro de 1968, acompanhada de seu marido, príncipe Philip (que morreu em 2021).
Eles passaram oito dias por aqui e visitaram Salvador, Recife, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. O casal participou de diversos eventos com autoridades como o então presidente da República, Artur da Costa e Silva – na época, o Brasil estava em ditadura militar.
O Masp foi criado em 1947 e originalmente ficava na rua Sete de Abril, no prédio dos Diários Associados, no Centro da capital. Isso porque o conglomerado de mídia era de Assis Chateaubriand (1892-1968), que também fundou o museu. Depois, por um breve período o Masp ocupou o prédio da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) até seu novo prédio, na Avenida Paulista, ser construído.