Dia da Visibilidade Lésbica: programação especial no Museu da Diversidade Sexual
MDS terá rodas de conversa, visitas e oficinas em comemoração

Em comemoração ao mês do Orgulho Lésbico, o Museu da Diversidade Sexual de São Paulo (MDS) preparou uma programação gratuita para o público. Rodas de conversas, oficinas e visitas estão entre as atividades.
A data foi criada em menção ao 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), no Rio de Janeiro. “A visibilidade é importante para todas as causas que foram historicamente apagadas, como é o caso das lésbicas, que sofrem para além da homofobia, as consequências do machismo e da estrutura patriarcal, acumulando formas de opressão”, explica Beatriz Oliveira, gerente de conteúdo do Museu em entrevista à Vejinha.
Museu da Diversidade Sexual
Com mais de dez anos de atuação na capital paulista, o Museu da Diversidade Sexual foi criado como um espaço de acolhimento, arte e celebração da comunidade LGBTQIA+.
“É um espaço onde somos protagonistas e somos capazes de contar nossas próprias histórias, e mostrar que apesar das violências e pagamentos também somos artistas, também amamos e somos amados, somos cidadãos e merecemos ocupar todos os espaços”, declara Beatriz.
Ela explica que o Museu busca mensalmente trazer temáticas ligadas a questões LGBTQIA+. A expectativa é que o dia do Orgulho Bissexual (23 de setembro) e a Visibilidade Intersexual (26 de outubro) sejam as próximas programações.

Localizado na República, região central da cidade, o MDS é um equipamento público da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
“O MDS em SP, é uma referência para outros estados e também relevante internacionalmente, ajudando a consolidar a cidade como um destino para o turismo LGBTQIA+, junto à outras manifestações, como a Parada do Orgulho, por exemplo”, conclui.
Confira a programação completa
LésbicaVisita mediada especial: Mês do Orgulho Lésbico
As visitas mediadas serão conduzidas com foco na visibilidade lésbica. O público terá acesso a um conteúdo especial, com obras de artistas e personagens históricas que contribuíram para a luta da comunidade.
Data: 30 de agosto
Horário: 11h e às 16h
Inscrições gratuitas no link
Roda de Conversa: Cultura Lésbica Brasileira: Passado, Presente e Futuro
A conversa investigará o percurso feito pela comunidade lésbica na área da cultura do anos 60 e 70 até a atualidade, com projecoes futuras feitas pelas convidadas. Participam da conversa: Andrezza Czech e Karina Dias, com mediação da pesquisadora lésbica Hanna Korich.
Datas: 30 de agosto
Horário: 15h às 17h
Inscrições gratuitas no link
Oficina de Bordado Artivista em parceria com Linhas de Sampa
Em parceria com Linhas de Sampa, a oficina propõe, através do bordado livre, construir um espaço para a arte e para a reflexão. No mês de agosto as frases e símbolos que serão propostos nos bordados tem a intenção de celebrar a luta e as conquistas da comunidade. A atividade será mediada pelas integrantes do Linhas de Sampa e contará com um café da tarde especial.
Datas: 31 de agosto
Horário: 15h às 17h
Inscrições gratuitas no link
Curso Análise de Fontes Históricas na Pesquisa em Lesbianidades
Com objetivo de promover uma troca de experiências sobre os diferentes processos de pesquisa em história das lesbianidades, os encontros serão mediados por pessoas integrantes do coletivo Arquivo Lésbico. As temáticas focam em métodos de análises de fontes históricas que cada convidada explorou em suas próprias pesquisas.
O curso é voltado para pessoas pesquisadoras.
Datas: 28 de agosto, 04, 11 e 18 de setembro
Horário: 19h às 21h.
Local: Virtual – Plataforma Google Meet
Inscrições gratuitas no link