Continua após publicidade

Daniel Melim cria painel político no Memorial da Resistência

Grafite feito em parceria com outros três artistas será entregue no domingo (19) da Virada Cultural

Por Mayra Maldjian
Atualizado em 5 dez 2016, 16h00 - Publicado em 14 Maio 2013, 16h35

Enquanto há luz do sol, Daniel Melim não descansa. Sob encomenda do Memorial da Resistência, o artista paulista tem até domingo (19) para grafitar um mural do lado de fora do prédio da Estação Pinacoteca, onde fica o museu. A poucos metros dali está uma de suas obras mais famosas na cidade, o Mural da Luz.

A ideia, segundo ele, é estabelecer um diálogo entre arte e política. O museu, que se dedica a preservar as memórias da resistência e da repressão política do Brasil republicano, ocupa a parte do prédio onde funcionou o Deops/SP (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo) entre 1940 e 1983 –as celas, inclusive, continuam intactas.

Para compor o painel de 20 por 5 metros, posicionado na área do estacionamento, ele convidou outros artistas: a dupla B-47, formada por Tiago Gasques (FRG) e Denis (DME), e Ignore, codinome de Pedro Sussumu. “Vemos tantos escândalos políticos, problemas de segurança pública, por aí. Vamos representar a forma como enxergamos a resistência no país atualmente”, conta Melim, que esboçou um homem com uma camiseta enrolada na cabeça. “Cada um de nós é de um universo, mas os trabalhos vão se interligar de alguma forma. O FRG, por exemplo, vai mais para a abstração, e o Pedro, para o realismo.”

Assim que entregar a obra, Melim, que é artista da Choque Cultural, uma das principais galerias de arte urbana da cidade, parte para uma residência artística em Londres. Ele fará intervenções no South Bank, complexo cultural à beira do rio Tâmisa.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.