Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Contemplar a conexão, com Matheus Macêdo

Divulgador da ayurveda à frente do Vida Veda fala sobre o silêncio como o primeiro e último passo na apreciação da vida

Por Helena Galante Atualizado em 25 jan 2021, 13h28 - Publicado em 25 jan 2021, 00h10

Por alguns instantes, vamos fazer silêncio? Só um pouquinho mais… Pronto. Achou desconfortável? Talvez constrangedor? Pois Matheus Macêdo, profissional dedicado à compartilhar o conhecimento da ayurveda por meio da plataforma Vida Veda, quer ensinar a dar esse primeiro passo silencioso de auto-observação. Convidado de Helena Galante para o episódio #85 do podcast Jornada da Calma, Matheus esclarece a importância dessa decisão. “O silencio só traz à superfície o que já estava aí. Por que te mostrar que há um problema? Porque apontar é o início do caminho para solucionar.”

Seu primeiro exercício diário é o da contemplação da conexão. “É simplesmente sentar onde você está e parar para entender como tudo que está à sua volta veio de outro lugar. Provavelmente não foi você quem fez. Quem sou eu separado disso tudo?”, instiga. O segundo movimento é ainda mais desafiador – mas “quebra alguma coisa naquela identidade forte que a gente tem de ‘eu sou melhor e mais importante que você'”, explica Matheus. “Todo dia, eu dou cinco abraços. Dentro do meu campo mental, escolho cinco pessoas e vou desejar que elas sejam felizes. Começo com a minha mãe, um amigo, depois vou para alguém neutro e depois duas pessoas que estão atravessadas na minha garganta.” Como superar a barreira? “Penso que eu não sei quem ela é, se ela está sofrendo, mas nós estamos muito interligados, na mesma casa. É do meu interesse que ela seja feliz.”

A partir desta segunda (25) até o dia 30 de janeiro, o Vida Veda realiza o Congresso Vida Veda de Medicina Integrativa, o ConVIDA. São 54 palestrantes de quatro países (Brasil, Portugal, Angola e Moçambique) que participam do encontro virtual e gratuito. O tema será “Os 7 Principais Inimigos da Nossa Saúde”. Para acompanhar, acesse vidaveda.org.

Continua após a publicidade
Publicidade