Casas de Cultura têm programação especial no fim de semana
Oficinas, exposição e shows, como os dos grupos Pagode Pra Geral e Inês é Morta, fazem parte das atrações programadas em diferentes pontos da cidade
							A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa promove, hoje (1) e amanhã (2), uma programação gratuita nas Casas de Cultura da cidade. Dentre as atividades estão oficinas, exposições e shows.
Começando por hoje, a Casa de Cultura Municipal Brasilândia recebe a exposição fotográfica O Poder da Cultura Negra. A mostra terá arte, fotografia e moda, destacando trajetórias inspiradoras e reafirmando o papel central da cultura negra na formação da sociedade brasileira.
Ainda neste sábado, a partir das 13h, a Casa de Cultura Municipal Júlio Guerra realiza o Workshop de Preparo da Fogazza Italiana. Durante a oficina, os participantes conhecem a história do prato e também como prepará-lo. A atividade busca resgatar a tradição culinária italiana e também estimular o empreendedorismo no ramo gastronômico.
Amanhã (2), a Casa de Cultura Municipal Raul Seixas recebe o Sarau Charme Black na Praça, a partir das 12h, que reúne hip hop, grafite, DJs, MCs e exposições artísticas em uma celebração da ancestralidade e da cultura periférica.
Além do sarau, duas apresentações musicais incluem a programação gratuita das Casas de Cultura no domingo (2). Às 16h, a banda Inês é Morta se apresenta na Casa de Cultura Municipal Butantã, com repertório entre o pós-punk e o noise. No mesmo horário, na Casa de Cultura Municipal Raul Seixas, o trio Submersas, formado por mulheres LGBTQIAP+ da periferia de São Paulo, apresenta um show de punk rock.
Programação
Exposição Fotográfica
Quando: Sábado (1)
Local: Casa de Cultura Municipal Brasilândia
Sinopse: O Poder da Cultura Negra é uma exposição que celebra a força, a beleza e o legado da população negra no Brasil. A mostra reúne expressões artísticas como arte, fotografia e moda, destacando trajetórias inspiradoras de pessoas negras realizadas e reafirmando o papel central da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Com o tema “O legado da resistência negra: das raízes à construção do futuro”, a curadoria propõe um mergulho na história de luta e resistência, convidando estudantes, educadores, adolescentes e ativistas a refletirem sobre reparação histórica, igualdade racial e valorização da diversidade.
Oficina de Fogazza Italiana
Quando: Sábado (1), às 13h
Local: Casa de Cultura Municipal Júlio Guerra
Sinopse:O Workshop de Preparo da Fogazza Italiana oferece uma experiência prática que aborda desde a história do prato até o preparo da massa, recheio e fritura. A atividade busca promover a integração comunitária, o resgate da tradição culinária italiana e o estímulo ao empreendedorismo gastronômico.
Fistt
Quando: Sábado (1), às 16h30
Local: Casa de Cultura Municipal Parelheiros
Sinopse:.Raízes da Olaria faz uma apresentação musical com o resgate da história de exclusão racial, vinculado aos enredos do bloco carnavalesco surgido no Jardim Herplin. Na época, os trabalhadores da olaria, existente naquele bairro, de maioria negra, sofreram perseguição e discriminação social e supressão da sua identidade cultural.
Pagode Pra Geral (PPG)
Quando: Sábado (1), às 18H
Local:Casa de Cultura Municipal Vila Guilherme
Sinopse:.O Pagode Pra Geral (PPG), criado em 2018, apresenta o samba de forma livre, sem rótulos ou preconceitos musicais. Com uma roda de samba tradicional aos domingos na Avenida Luiz Dumont Villares, o grupo se destaca pelo repertório diferenciado, reunindo músicas do cenário paulista e de compositores da nova geração. Reconhecido como uma das rodas mais autênticas da Zona Norte, o PPG celebra a diversidade e a riqueza da cultura do samba.
Agrotóxico
Quando: Sábado (1), às 18h
Local: Casa de Cultura Municipal Parelheiros
Sinopse:.DJ Clebersom destaca-se na cena da música negra em geral, abrangendo diversos gêneros como o Samba, Samba-Rock, Jazz, Hip-Hop, Rap e Funk. Neste baile ele se apresenta acompanhado de outros DJs, e realiza uma interação com o público por meio de uma intervenção de dança que antecede o baile black.
DOCAOS
Quando: Sábado (1), às 19h
Local: Casa de Cultura Municipal São Miguel
Sinopse:. Formada em 2020 no bairro de Guaianases, na Zona Leste de São Paulo, a banda Do CAOS surge como uma resposta sonora às inquietações e vivências urbanas. Com influências do rock nacional dos anos 80 e 90, misturadas a nuances de punk, grunge e alternativo, o grupo cria um som autêntico, com letras impactantes e performances intensas, conectando-se diretamente com o público e transformando cada apresentação em uma experiência coletiva. Atualmente, Do CAOS trabalha na produção de seu primeiro EP autoral, expandindo ainda mais sua presença e levando a energia da Zona Leste para além de seus limites.
Charme Black na Praça
Quando: Domingo (2), às 12h
Local:Casa de Cultura Municipal Raul Seixas
Sinopse: O Sarau Charme Black na Praça é um encontro de artes urbanas que reúne hip hop, passinho charme, grafitti, DJs, MCs e exposições artísticas. Gratuito e aberto, o evento ocupa a praça como espaço de cultura, protagonismo periférico e celebração da ancestralidade, promovendo dança, música, expressão e convivência coletiva para todas as idades. Atração: Inês é Morta Quando:Domingo (2), às 16h Local: Casa de Cultura Municipal Butantã Sinopse: Inês é Morta, formada em 2018, explora zonas de desconforto inspiradas pelo caos urbano. Com influências do pós-punk dos anos 1980 e outros sons obscuros, a banda constrói um ritual sonoro que mescla afeto e angústia, asco e esperança, entregando uma experiência intensa de noise punk combinada com harmonias nostálgicas.
Submersas
Quando: Domingo (2), às 16h
Local: Casa de Cultura Municipal Raul Seixas
Sinopse: O Power Trio é formado por três mulheres LGBTQIAP+ da periferia de São Paulo, que dividem suas vivências entre Itaquera, Freguesia do Ó e Brasilândia. A banda transforma suas observações e reflexões sobre a cidade em música, utilizando o punk rock como forma de expressão, resistência e alívio coletivo, com performances carregadas de energia e atitude no palco.
Quem é Sandra Regina Ruiz Gomes, a namorada de Suzane Richthofen na cadeia
Como estão Suzane Richthofen e os Cravinhos quase 20 anos após crime
Esposa do ex-médico Roger Abdelmassih deixa apartamento por dívidas
Fiesta de Día de Muertos: confira programação de evento mexicano na Barra Funda
Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo
 										
 										
 										
 										
 										
 										
 										
 										
 										
 										
 										
 										




