Bienal do Livro começa nesta sexta (6) com destaque a autores nacionais
Confira a programação de abertura do evento, que acontece no Distrito Anhembi
A Bienal do Livro de São Paulo começa nesta sexta-feira (6) no Distrito Anhembi, na Zona Norte. Nesta 27ª edição, o maior evento literário da América Latina espera receber mais de 600 mil visitantes com uma programação que destaca os autores brasileiros.
Trazendo convidados nacionais em 95% da programação, a Bienal deste ano tem a campanha Quem lê faz grandes amigos, que traz o poder de conexão dos livros, e promove a Colômbia como país convidado de honra, que traz uma comitiva de 17 pessoas, entre convidados e chefs de cozinha.
Outra novidade é a inauguração de dois novos espaços. “Percebemos que nosso público é variado, de várias faixas etárias. Por isso, ampliamos o número de espaço culturais para treze. Agora, temos o Espaço Educação, que promove encontros e discussões sobre tudo relacionado ao tema, e uma arena de conversas realizada pela Skeelo, onde influenciadores do mercado editorial farão entrevistas com autores. Será bem legal porque oferece um bate-papo leve e descontraído”, conta Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira de Livros (CBL), que organiza a Bienal.
Seguem neste ano os espaços Arena Cultural, que recebe autores best-sellers nacionais e internacionais, o Salão de Ideias, uma iniciativa com o Sesc São Paulo que traz debates de relevância social e cultural, o Cozinhando com Palavras, que convida chefs de cozinha renomados, e os espaços Infâncias, com contação de histórias e Cordel e Repente, que apresenta 100 artistas nordestinos ao longo dos dez dias de evento.
Além desses, o tradicional auditório do Sesc, com a parte de autógrafos, e o Papo de Mercado estarão presentes junto com um auditório em homenagem a Ziraldo.
Serão mais de 2 000 horas de programação cultural no total. Pela terceira vez à frente da curadoria da Arena Cultural, um dos espaços mais aguardados do evento, Diana Passy fala sobre a seleção que vai de Conceição Evaristo e Pedro Bandeira até Bruna Vieira e Viih Tube. “Em 2022, por conta do pós pandemia, era importante para mim mostrar como a leitura e os livros são um ponto de encontro através da curadoria. Neste ano, tive um cuidado maior para contemplar um número ainda maior de pessoas”, afirma.
Confira os destaques da programação da abertura da Bienal do Livro de SP:
6/9
Arena Cultural:
De pai para filhos: O legado criativo e empreendedor de Mauricio de Sousa – 13h às 14h
Narrativas da vida urbana: Um bate-papo sobre o cotidiano e a escrita, com Cidinha da Silva, Elizandra Souza e Sérgio Vaz – 14h45 às 15h45
O papel da memória e do jornalismo na construção da História, com Daniela Arbex e Ariel Palácios – 19h15 às 20h15
Cozinhando com Palavras:
As chefs na Mantiqueira – 10h às 14h
Tá no Forno, com Carla Pernambuco – 15h às 16h
Espaço Educação:
Sem perder a raiz, com Nilma Lino Gomes – 15h às 16h
Espaço Infâncias:
Hora Maluquinha: Menino Maluquinho, com Caio Tozzi – 15h às 15h30
Criança que lê é criança que cria!, com Tatiana Corrales, Júlia Calixto, Sophia Siviero e Bel Ito – 17h às 17h30
Espaço Cordel e Repente:
Cordel e Cantoria, com Braulio Tavares – 17h às 17h50
Lançamento de “As aventuras de Marcus Lucenna na Corte do Rei Luiz” e pocket show de Anastácia e Daniel Gonzaga – 18h às 21h
Papo de Mercado:
O Desafio da Leitura, com Ângelo Xavier, Nadja Cézar, Pedro Bandeira e Maria José Nóbrega – 17h15 às 18h30
Salão de Ideias:
Narrativas do Luto e a poética do adeus, com Natalia Timerman, Christian Dunker e Emanuel Aragão – 17h às 18h
Confira a programação completa em bienaldolivrosp.com.br.
Bienal do Livro. Distrito Anhembi. R$ 35 (inteira) e R$ 17,50 (meia). bienaldolivrosp.com.br. Até 15/10. Seg. e sextas, das 9h às 22h. Sáb. e domingo, das 10h às 22h (acesso até às 21h).