Os lugares em São Paulo que marcaram a história de Ayrton Senna
Roteiro reúne endereços, monumentos e tours relacionados ao tricampeão da Fórmula 1
No marco dos 30 anos da morte de Ayrton Senna, a Vejinha reúne uma lista de endereços da capital paulista relacionados à memória do tricampeão da Fórmula 1, morto em 1994, após um acidente no GP San Marino, na Itália.
O ídolo do automobilismo viveu boa parte da vida na Zona Norte de São Paulo, principalmente na região do Jardim São Paulo (cuja estação de metrô também foi nomeada em sua homenagem). Há uma série de lugares na cidade que foram marcantes em sua trajetória.
Sua história será o tema de uma série da Netflix, estrelada por Gabriel Leone, com previsão de estreia até o fim do ano.
Confira o roteiro a seguir.
Circuito Nosso Senna
O Autódromo de Interlagos tem um circuito gratuito com monumentos, fotos marcantes da carreira e pontos interativos. O Circuito Nosso Senna fica na arquibancada A no Parque Perimetral.
O local conta com um grande busto do ídolo da Fórmula 1 e placas com QR Codes que dão acesso a imagens, declarações e fatos sobre Senna. Os visitantes também podem conferir uma playlist com as músicas prediletas do tricampeão e o jogo Caça Vitórias, no qual o público deve encontrar 11 placas correspondentes aos 11 anos da carreira de Ayrton na Fórmula 1.
No circuito, as 41 vitórias do automobilista são apresentadas em vídeos animados e frases escritas com tinta especial, visível apenas em contato com água, fazem referência ao talento de Senna em pistas molhadas.
Praça Perimetral do Autódromo de Interlagos, Av. Sen. Teotônio Vilela, 261 (arquibancada A). Tel: (11) 5666-8822. Todos os dias, das 8h às 18h. Gratuito.
Túmulo de Ayrton Senna
O piloto foi sepultado no Cemitério Parque Morumby, onde visitantes podem prestar homenagens no túmulo de Ayrton Senna, que possui a frase “Nada pode me separar do amor de Deus”.
R. Dep. Laércio Corte, 468 – Paraíso do Morumbi. De segunda-feira a domingo, das 9h às 18h.
Tour guiado
Os fãs de carteirinha de Ayrton Senna têm a opção do tour guiado de seis horas, que realiza visitação em locais da capital que fazem referência ao legado do tricampeão.
O tour passa pelo mural de 41 metros de Eduardo Kobra e segue para a Avenida Europa, área com dezenas de concessionárias incluindo a da Audi, marca trazida por Senna.
O evento segue para o Cemitério do Morumby, onde está o jazigo do piloto. Em seguida, o público é levado para o Autódromo de Interlagos e, por fim, visita a Praça Ayrton Senna do Brasil, que abriga um monumento de bronze de 2,5 toneladas em homenagem a ele.
Tour Ayrton Senna. Necessário agendamento (viator.com). A partir de 954 reais. De segunda a sábado, com saída das 9h às 12h (intervalos de trinta minutos).
Série documental
O Globoplay lança nesta quarta (1º) a série documental Senna por Ayrton, que reúne trechos de entrevistas do automobilista e depoimentos de amigos e familiares do piloto.
A série terá três episódios e foca na trajetória da carreira de Senna, bem como os relacionamentos, rivalidades nas pistas e conquistas dos títulos mundiais.
Ayrton Senna Racing Day
O Autódromo de Interlagos recebe a Ayrton Senna Racing Day, corrida de rua em homenagem aos 30 anos do legado do ídolo da Fórmula 1, nesta quarta, com percursos de 5K, 10K e 21K.
O evento também terá uma corrida interativa para as crianças entre 2 e 12 anos, com obstáculos e desafios inspirados na série Gameventura, do personagem mirim Senninha, além de uma exposição sobre a história do piloto tricampeão com itens pessoais de Ayrton.
Ayrton Senna Racing Day: Autódromo de Interlagos – Av. Sen. Teotônio Vilela, 261 (portão 7). 1/5.Abertura dos portões: 5h. Primeira largada (10K e 21K): 06h30. Segunda largada: 09h30. Senninha Racing Day: 11h
Monumentos
Os paulistanos também podem se sentir mais perto do ídolo do automobilismo visitando os monumentos na cidade em sua homenagem. Há uma estátua na Rodovia Ayrton Senna, um capacete de bronze na entrada do Túnel Ayrton Senna e um carro de bronze no Modelódromo, em frente ao Parque do Ibirapuera.
Casas do piloto
Há alguns endereços onde Senna morou, especialmente na região do Jardim São Paulo, que são visitados pelos fãs em passeios. Algumas das vias onde o piloto morou são a rua Pedro, Condessa Siciliano, Aviador Gil Guilherme e Avenida Nova Cantareira.
Guia gastronômico
Para quem pretende aproveitar o passeio pela Zona Norte para comer e beber nas proximidades, os críticos do Comer & Beber recomendam: Bar do Luiz Fernandes (Mandaqui), Casa Garabed (Santana), Elea Forneria (Água Fria) e Maria Cristina Doces (Água Fria).