Arte popular brasileira é celebrada em exposição no Farol Santander
Nino do Ceará, Zé do Chalé de Sergipe e Mestre Cunha de Pernambuco são os nomes homenageados em uma das seções da exposição

O Farol Santander, no centro de São Paulo, é palco da exposição “Brasil: Arte Popular” até o dia 23 de novembro. Com curadoria de Leonel Kaz e Jair de Souza, a mostra reúne mais de 400 itens de artistas de 21 estados do país.
Com uma arte popular diversa e rica, a área expositiva propõe uma experiência imersiva com a organização de um ambiente interativo com uma mesa percussiva digital e instrumentos musicais artesanais e orgânicos, por exemplo.

A exposição é organizada em percurso livre, sem divisões, permitindo ao público adentrar no universo das obras. Estão expostas esculturas em madeira e barro, além de cerâmicas, pinturas sobre tela e madeira, máscaras e figura zoomorfas, vestimentas e instrumentos musicais artesanais e objetos lúdicos e surrealistas.
Alguns mestres são homenageados com salas próprias, como Nino (CE), Zé do Chalé (SE) e Mestre Cunha (PE). Destaque também para trabalhos de Mestre Vitalino (PE), Ana das Carrancas (PE), Conceição dos Bugres (MS), Nhô Caboclo (PE), Oziel (PB) e Jacinta Francisca Xavier (MG), entre outros.

Nomes homenageados
Nino (CE): Com uma vasta obra em madeira, Nino esculpe pássaros, elefantes, bois, macacos, cenas de rituais como casamentos e reisados em alto-relevo ou recortados na parte superior do bloco original, que recebe uma pintura em cores – rosas, azuis, vermelhos, verdes, amarelos.

Zé do Chalé (SE): Descendente dos índios Xocó, sempre trabalhou na construção de chalés com cobertura de palha (os mocambos). A coleção de peças de Zé do Chalé elabora, numa única peça, uma catedral barroca de arabescos, pássaros e colunas. Ele tinha 90 anos de idade quando começou essa produção.

Mestre Cunha (PE): A exposição finaliza com os notáveis objetos escultóricos de Mestre Cunha, artista lúdico e surreal, criador de veículos aéreos, misturando pássaros-gente e aviões, carrinhos estranhos e futuristas, coloridos, com nomes inacreditáveis.

Como ver a exposição
A mostra “Brasil: Arte Popular” segue em exibição até o dia 23 de novembro, de terça a domingo, das 9h às 20h. Os ingressos variam de R$ 22,50 a R$ 45 e podem ser adquiridos no site do Farol Santander ou na bilheteria física no local.
O farol fica localizado na Rua João Brícola, 24 – Centro, próximo à estação São Bento da Linha 1 Azul do metrô.