Ailton Krenak é tema de ocupação no Itaú Cultural em São Paulo
Exposição faz parte do projeto "Ocupação Itaú Cultural" e pode ser visitada até o final de novembro

O ativista e acadêmico indígena, Ailton Krenak, é o novo artista homenageado do projeto Ocupação Itaú Cultural, em São Paulo. Com a entrada gratuita, o público pode visitar a mostra que ocupa o piso térreo do IC e apresenta depoimentos, manuscritos e registros da vida de Krenak. A exposição vai até o dia 23 de novembro.
O homenageado é reconhecido como um dos principais porta-vozes indígenas no Brasil e no mundo. Em 1987, Krenak ficou conhecido por pintar o rosto com o fruto jenipapo durante um discurso na Assembleia Constituinte, um protesto simbólico em defesa da Emenda Popular da União das Nações Indígenas.
Ele é autor de obras fundamentais que se tornaram referência em tempos de crise, como “Ideias para adiar o fim do mundo”, “A vida não é útil” e “Futuro ancestral”.
Também foi responsável por iniciativas, como a criação do Programa de Índio, do Jornal Indígena e do Núcleo de Cultura Indígena (NCI), que ampliaram e fortaleceram a voz dos povos originários.
Projeto Ocupação Itaú Cultural
Criado em 2009, o projeto tem com o objetivo de fomentar o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que a influenciaram. A iniciativa ainda conta uma plataforma online que amplia os diálogos com o público.
Através de livros, manuscritos, músicas e filmes, as exposições já homenagearam diversas figuras brasileiras. Por exemplo, a escritora Conceição Evaristo, o poeta Paulo Leminski, a psiquiatra Nise Silveira, entre outros.