Mostra ocupa casa desenhada por Artigas e exibe obra rara de Edgar Degas
A exposição itinerante 'Aberto 02' terá mais de 150 obras de setenta artistas em um espaço nunca antes aberto ao público
Mais de 150 obras de setenta artistas em uma casa projetada por Vilanova Artigas (1915-1985) nunca antes aberta ao público.
Assim será a mostra Aberto 02, que chega a sua segunda edição a partir do dia 13. Após a estreia, em 2022, na Casa Niemeyer, a exposição ocupa desta vez endereço no Alto da Boa Vista, desenhado em 1974 pelo arquiteto paranaense para o engenheiro Alfred Domschke e restaurado especialmente para o evento.
“A ideia é justamente pegar esses lugares únicos, normalmente fechados ao público, e abri-los para um diálogo entre arte, design e arquitetura”, explica o art advisor e idealizador Filipe Assis, que também assina a curadoria ao lado de Claudia Moreira Salles e Kiki Mazzucchelli.
Entre os destaques, a maioria emprestada de galerias e coleções particulares, estão telas de nomes nacionais como Adriana Varejão, Lygia Pape e Tarsila do Amaral, e estrangeiros como o sueco Andreas Eriksson e o francês Edgar Degas, com A Saída do Banho (1884), inédita no Brasil.
Como uma mostra itinerante, a ideia inicial não era repetir São Paulo como sede. “Me ofereceram essa casa, vim visitar e me apaixonei de novo. Niemeyer era da Escola Carioca, com uma arquitetura mais fluida, com curvas. O Artigas é da Escola Paulista, influenciada pelas escolas de engenharia, com muito uso do concreto e ângulos mais retos. Achei coerente contar a história dessas duas vertentes”, conta Assis.
Aberto 02. Rua Comendador Elias Zarzur, 2036, Alto da Boa Vista. ♿ Qua. a dom., 9h30/17h. R$ 60,00 a R$ 80,00. Até 17/9. @aberto.art.
Publicado em VEJA São Paulo de 9 de agosto de 2023, edição nº 2853