Nova perfumaria privilegia sustentabilidade

Marcas investem em fragrâncias autorais e em ingredientes naturais e sintéticos sustentáveis

Por luana.machado
31 jan 2025, 06h00
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A perfumista Verônica Kato, da Natura: sustentabilidade no foco  (Flávio Florido/Veja SP)
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Sócia-fundadora da Amyi, Luciana Guidi define a perfumaria como uma arte delicada que combina ciência e tecnologia. A marca voltada para fragrâncias exclusivas e artesanais começou em 2020 com o objetivo de competir com o mercado internacional. “Nós investimos sete vezes mais que a média da perfumaria de nicho nacional para que perfumistas tragam os melhores ingredientes do mundo”, garante Luciana. A Amyi foca em ingredientes naturais e sintéticos seguros, ou seja, biodegradáveis, de origem eticamente responsável, e na destinação correta dos resíduos.

Outras empresas brasileiras acompanham esse movimento, voltando-se para a cadeia produtiva e com foco na exclusividade das fragrâncias. “Meus fornecedores são de primeira linha, com muita experiência, e a fábrica só trabalha com produtos de origem vegetal”, diz Paulina Arena, dona da botânica Saboaria Brasil, fundada em 2014 e especializada em produtos com óleos essenciais. Paulina utiliza conservantes e espessantes naturais e mantém parceria com a Origens Brasil, que conecta negócios com comunidades tradicionais amazônicas. A empresária adquire óleos diversos, como o do pracaxi, da copaíba, do breu branco e do cumaru. “É importante comprar de produtores que respeitam a floresta. A colheita exploratória já foi recorrente na perfumaria, por isso os sintéticos também são importantes”, afirma. Essas empresas podem fazer as próprias fórmulas ou atuar com casas de fragrâncias, as quais produzem as fórmulas.

A Natura, outro grande player que investe na exclusividade e sustentabilidade, prospecta os óleos essenciais e ingredientes naturais em um longo processo que envolve expedições, pesquisas e parcerias com comunidades da Amazônia. “Temos 22 óleos essenciais brasileiros que trazem assinatura”, explica a perfumista Verônica Kato, há dezoito anos na empresa, que trabalha com mais de 2 000 insumos. A Natura adota um sistema que aponta quais matérias-primas da fórmula são biodegradáveis. “Usamos ingredientes de upcycling também. Quando fazemos a destilação de um óleo essencial, a água usada, normalmente descartada, é reutilizada, porque fica perfumada. Então, a gente evapora e concentra o cheiro. Foi como desenvolvemos a marca Urbano”, conta Verônica.

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