Avatar do usuário logado
OLÁ,

Nestlé faz parceria com empresa ligada à Cufa para entregas na periferia de SP

Empresa enfrentava desafios para completar a logística para certos pontos da cidade

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 dez 2024, 10h00
Centro de logística Favela Log e Nestlé
Centro de logística Favela Log e Nestlé (Nestlé/Divulgação)
Continua após publicidade

A Nestlé realizou uma parceria com a Favela Llog, empresa da Favela Holding, ligada à Cufa (Central Única das Favelas), especializada em entregas em regiões periféricas do Brasil. O foco do trabalho é expandir as operações logísticas da crescente demanda do e-commerce da companhia, que tem índice de 58,2% da preferência do público dessas áreas, segundo pesquisa. 

A parceria atende inicialmente Paraisópolis, Heliópolis, Grajaú, e Capão Redondo, Brasilândia, São Mateus, além de até 25km dos arredores desses bairros, e também as cidades de Osasco, Carapicuíba e Diadema, na Grande São Paulo.

O trabalho teve início em junho e foram realizadas uma média de 6 000 pedidos entregues nesses destinos. Todos os pedidos são montados no Centro de Distribuição da Nestlé localizado no município de Araçariguama, a cerca de 60 km da capital paulista, e, de acordo com a opção de escolha do cliente, as caixas são transportadas para uma das nove unidades de distribuição da Favela Llog, de onde seguem para o endereço final. 

Desde o começo da operação conjunta, o prazo de recebimento dos clientes reduziu em 40%. 

Dificuldades

Antes da parceria, a Nestlé enfrentava alguns desafios para completar a logística para certos pontos periféricos da capital, como a ausência de endereço único para cada casa. Uma das soluções encontradas foi adotar tecnologia de geolocalização, na qual a cada entrega bem-sucedida, o CPF do cliente é atrelado ao endereço exato com a gravação da latitude e da longitude do local, tornando as coordenadas muito mais rápidas e eficientes de serem encontradas nas próximas entregas.  

Continua após a publicidade

Até então, carros e pequenos caminhões de entrega (VUCs) de empresas terceirizadas não conseguiam acessar com facilidades muitas das ruas e o receio dos entregadores em relação à segurança fazia com que muitos pedidos fossem evitados ou dispendessem de mais prazo, devido à exigência de escolta por parte das transportadoras contratadas.

Como uma das soluções da empresa ligada à CUFA é contratar moradores das próprias favelas, com treinamento, moto e combustível para a realização do trabalho, o novo esquema tornou as entregas mais assertivas, pelo fato dos motociclistas conhecerem a região, horários e costumes dos moradores. Segundo levantamento da Favela Llog, a taxa de efetividade dos trabalhos prestados é de 98%.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.