Natal: data inspira consumidores e marcas a mergulharem no espírito festivo
Confira dicas de decorações doces
Apaixonado pelo Natal, o cabeleireiro Augusto Rodrigues coleciona há anos embalagens natalinas. “Minha avó sempre tinha latas de biscoitos espalhadas pela casa. Me lembra a minha infância”, afirma o paulistano. Ele as usa para guardar canetas, pente, utensílios da lavanderia. Além delas, sua casa também é cheia de porcelanas. Apesar de não ter saído às compras ainda, Augusto já está de olho nos lançamentos e encheu os olhos ao ver as latas da Biscoitê e, especialmente, o panetone que permite gravar uma mensagem de voz. “Me chamou a atenção, porque é muito especial. Toca lá no fundo”, confessa. “Por isso, shoppings e grandes marcas estão com mudanças estratégicas, criando espaços de ativações para receber consumidores e conectá-los com seus valores”, explica Juliana Ferraz, diretora de negócios e relações públicas da Holding Clube, especializada em marketing e comunicação de experiência.
Marcas como O Boticário, Natura, Biscoitê e a Dona do Doce estão com casas e vilas de Natal que propõem vivências relacionadas à data e também utilizam esses espaços como vitrines para as coleções especiais. A Tania Bulhões enfeitou a loja-conceito no Jardim Paulista com flores 3D, luzes na entrada, além de uma árvore de 6 metros de altura. Por lá, dá para conferir a linha de mesa natalina com bule de chá, prato de sobremesa, bolas para árvore, bonbonnière e travessa. “Os consumidores não querem apenas entrar nas lojas e comprar produtos. Eles querem criar histórias junto das suas marcas preferidas. Por isso vemos tantas parcerias e junções de comunidades atualmente. É realmente um grande desafio criar uma comunicação que reflita a autenticidade da marca”, pontua Ju Ferraz.
Na Biscoitê, o processo de elaboração da linha de Natal começa mais de um ano antes da data. A equipe se reúne e organiza os temas que vão nortear a coleção. “Nesse dia, falamos muito de memória e de tradição. Foram as palavras-chaves daquele pontapé inicial”, conta Carol Matos, criadora e diretora de marketing da empresa. Os produtos espelham essa valorização da memória, com itens que se mantêm — repaginados, claro — a cada ano. É o caso do Gran Livrê, caixa de biscoito que simula um livro, com uma versão diferente desde 2019. Atualmente, 25% do faturamento anual da marca de biscoitos vem do Natal, época líder em vendas.
A Le Creuset também espera um pico de vendas, com 30% de crescimento em comparação ao último ano. A marca está com um catálogo de panelas, canecas, pratos, bowls e bandejas que destacam os tons verde e vermelho, além de símbolos natalinos, como as vinhas. “Esperamos essa impulsão pela expansão do portfólio sazonal, pelo fortalecimento da experiência e pela crescente conexão emocional dos consumidores com a marca”, cita Alexandre Pinto, CEO da Le Creuset Latam.
Outra marca forte no setor de casa e decoração, a Camicado, que sempre aposta nos artigos natalinos, teve um crescimento de 101% de buscas nos canais digitais de venda sobre itens sazonais. Desde junho, os clientes já estavam procurando os itens festivos, chegando a 12 000 pesquisas.
Confira opções de decorações de casa natalinas
Decorações doces
No varejo natalino, a embalagem deixou de ser detalhe para assumir o protagonismo. Cada vez mais marcas apostam em recipientes caprichados e reutilizáveis, que viram peças de decoração e prolongam a experiência do presente. “O Natal é uma época em que todo mundo está mais doce, mais generoso. Queremos transmitir isso em nossos produtos”, conta Carol Matos, criadora e diretora de Marketing da Biscoitê. Sob o tema “Memória e Tradição”, a marca aposta em releituras de clássicos, sem abrir mão de novidades de impacto visual. Um exemplo inovador é a Caixa Floresta Mágica, que simula um globo de neve graças a um pequeno ventilador e bolinhas de isopor, acompanhada de uma gaveta recheada de biscoitos em formato de estrela.
A linha inclui ainda um difusor de ambientes de cerâmica inspirado em uma casa de biscoito gingerbread — carro-chefe da marca — com essência do biscoito, prometendo deixar o ambiente com cheiro de fornada recém-saída do forno. As latas de doces, favoritas dos colecionadores, ganharam novas estampas neste ano, com relevos artesanais. “Cada detalhe é feito com muito carinho”, afirma Carol Matos.
Para os fãs de latas natalinas, a Dona do Doce também investe em desenhos delicados, com Papai Noel e bonecos de gingerbread entre os destaques. Na Dom Casero — rede de quiosques que acaba de inaugurar sua primeira loja física, no Shopping Eldorado — quem brilha são as porcelanas. A marca reúne biscoitos de sabores variados em peças decorativas com temas clássicos do Natal.
Outra tendência da temporada são as embalagens que cumprem dupla função: além de guardar doces, funcionam como pingentes de árvore de Natal. A Pati Piva oferece opções vermelhas e douradas recheadas de amêndoas caramelizadas cobertas com chocolate meio amargo, a Biscoitê aposta em biscoitos ilustrados com a Mamãe Noel e a Dengo apresenta estrelas e árvores que abrigam drágeas crocantes ou xodózinhos — meias esferas de chocolate ao leite com recheio cremoso de ganache, embaladas em estampas tropicais e coloridas. A marca também lança a moedinha de ganache de chocolate, que demorou três anos para ser aperfeiçoada e ficar na consistência ideal.
Para quem já entrou na contagem regressiva, a Chocolat du Jour oferece seu Cacaulendário de Natal, um calendário do advento com 24 bombons de cacau fino para degustar até o dia 25. A edição deste ano traz embalagem ilustrada por Drawingzilla, vencedor do Raio de Bronze no Prêmio Latino-americano de Design. “Os produtos natalinos viram memórias nas estantes e nas mesas das casas”, orgulha-se a criadora da Biscoitê.
Publicado em VEJA São Paulo de 5 de dezembro, edição nº 2973
Cidade Matarazzo ganha o formidável complexo gastronômico Mata Città
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
30 frases e mensagens natalinas para compartilhar com a família e os amigos
Natal no Parque Ibirapuera tem árvore de 57 metros e Casa do Papai Noel





