Saiba quem é a maquiadora preferida das celebridades
No auge da popularidade, a dona da marca Lu Make Up chega a cobrar mais de 2 000 reais por trabalho
No fim de fevereiro, a apresentadora Ana Hickmann esteve no estúdio de micropigmentação Lu Make Up, no número 329 da Oscar Freire. Saiu de lá meia hora depois, com as sobrancelhas impecavelmente desenhadas. Foi a quarta vez que compareceu ao local desde o início do ano. “Ela é uma artista”, elogia, referindo- se à dona do negócio, Luciana Rodrigues, de 38 anos. “Cuida de cada detalhe, e o resultado fica supernatural.”
Ana não é a única celebridade a frequentar o espaço regularmente. São clientes assíduas também as atrizes Grazi Massafera, Bruna Marquezine e Deborah Secco e as cantoras Anitta, Ivete Sangalo e Claudia Leitte. Há filiais em todo o país — são oito lojas próprias e duas franquias —, mas a maioria faz questão de vir até a capital para ser atendida pessoalmente pela proprietária. “Vejo um rosto e sei exatamente o que preciso fazer para valorizar a beleza”, afirma a profissional.
Nos três andares da sede nos Jardins, ela e outras dezoito especialistas atendem uma média de 200 pessoas por dia. Moldam sobrancelhas, colorem e destacam a boca, delineiam o contorno dos olhos, preenchem falhas do couro cabeludo e fazem retoques para cobrir manchas, estrias e cicatrizes na pele. Por meio de pintura, também reconstroem os lábios e o bico das mamas, no caso de mastectomia.
A maquiagem temporária dura de seis a oito meses e custa, no mínimo, 950 reais. Se for realizado com a dona do salão, o serviço sairá mais caro: a partir de 2 000 reais. O preço é 20% acima do de seus concorrentes, mas as clientes não parecem se importar com isso. “A impressão é que estou de batom o tempo todo”, comenta a modelo Carolina Magalhães, neta do ex-senador Antonio Carlos Magalhães.
Natural de Treze Tílias, em Santa Catarina, Luciana Rodrigues criou a própria técnica baseada em dois procedimentos: o linergismo, que consiste em dar pigmentação aos pelos, e o visagismo, cujas intervenções levam em conta as expressões, as linhas faciais e o tom de pele. A empresária foi aprimorando suas habilidades ao longo dos anos.
Começou cedo, aos 11, retocando as sobrancelhas de amigas. Com o dinheiro arrecadado, abriu o primeiro negócio aos 14, um salão em um cômodo de 40 metros quadrados ao lado da casa em que vivia com a família. Depois, passou a bancar aulas particulares com dermatologistas e químicos e, aos 18, foi aceita em um curso de especialização em micropigmentação na escola Long-Time-Liner, em Munique, na Alemanha.
Durante sete anos viajou periodicamente para lá até conseguir se formar. Nesse meio-tempo, continuou fazendo negócios no Brasil. Fechou parceria com dezenas de maquiadoras: ensinava a técnica e ganhava um porcentual de cada cliente que elas atendiam. A Lu Make Up nasceu a partir desse processo, em 2000, ainda em Treze Tílias. Expandiu-se para cidades do Sul do país até chegar a São Paulo, há três anos — atualmente, a unidade da capital é a sede da companhia.
Hoje, a empresa cresce 30% a cada doze meses e tem um faturamento estimado em 50 milhões de reais anuais. Como é comum no mundo da beleza, a relação com a concorrência é turbulenta e sujeita a alfinetadas. “Ela é muito boa, só que não dá conta de todo mundo. As funcionárias nem sempre conseguem reproduzir o trabalho que ela faz, e o serviço acaba ficando insatisfatório”, diz Fatima Bahia, dona da FR Microcenter, a principal rival da Make Up, que tem uma loja na Vila Olímpia e outra no Rio de Janeiro.
“Para não ter problemas parecidos, não aceito abrir franquias do meu negócio.” Luciana não se abala com as críticas. “Acompanho minhas unidades de perto e garanto a eficiência em todos os locais”, rebate. Seu pequeno império da maquiagem vai crescer. No início do segundo semestre, será aberta a maison da Lu Make Up, em uma mansão na Avenida Nove de Julho, no Jardim Europa, com um investimento de cerca de 1 milhão de reais.
RETOQUES CERTEIROS
Como é feita a micropigmentação
A técnica
São utilizados dois procedimentos: o linergismo, que dá pigmentação aos pelos, e o visagismo, que analisa expressões, linhas faciais e tom de pele.
Regiões em que é aplicada
Sobrancelhas, boca, olhos, couro cabeludo, virilha, mamas e sobre manchas e cicatrizes.
Instrumentos utilizados
O dermógrafo, equipamento de tatuagem, e o tebori, caneta que recebe em sua ponta de sete a 27 agulhas. Servem para furar a pele e inserir o pigmento dentro dela.
Duração e preço
De seis a oito meses. A partir de 950 reais.