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Unilever Food Solutions apresenta 8 tendências gastronômicas para 2023

Preocupação com o desperdício, saudabilidade e modernização de pratos afetivos são algumas das tendências apontadas

Por Abril Branded Content
8 Maio 2023, 17h15
Unilever
 (Unilever/Divulgação)
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No último dia 24 de abril, a Unilever Food Solutions (UFS), líder mundial em serviços alimentares profissionais, reuniu diversas pessoas do ramo da gastronomia, como chefs, influenciadores e proprietários de restaurantes, para apresentar o Relatório de Tendências Menus do Futuro 2023, um documento que mapeou as oito megatendências ao redor do mundo, com a ajuda de 1 600 chefs espalhados por mais de 21 países.

De acordo com Hanneke Faber, presidente da Unilever Nutrition, identificar as principais tendências globais é fundamental na busca da empresa por oferecer soluções para os chefs, que enfrentam desafios que vão desde a escassez de mão de obra até questões de sustentabilidade, como o desperdício de alimentos.

“Com o lançamento do Relatório de Tendências Menus do Futuro, a UFS não está apenas compartilhando tendências gastronômicas, mas também oferecendo soluções baseadas em desafios reais e receitas adaptáveis para inspirar os chefs e ajudá-los a estar prontos para o futuro”, afirmou.

A pesquisa chegou a resultados que incluem uma nova forma de compartilhar a refeição em um momento de pós-pandemia, uso de sabores contrastantes, ingredientes mais naturais e nativos, modernização da comida afetiva e um uso mais consciente da proteína. O destaque, de forma global, ficou por conta da redução de desperdício dentro das cozinhas profissionais, que, segundo Adriana Vichino, diretora de marketing Latam da Unilever Food Solutions, não apareceu apenas como uma necessidade dos países emergentes.

“Trabalhar com menus de baixo desperdício é uma questão latente em todos os países. A inflação está aí para todo mundo. E o nosso objetivo foi justamente entender essas necessidades e tendências e transformá-las em algo palpável e que possa ser utilizado por todos os restaurantes, independentemente do seu tamanho, de ter uma equipe reduzida ou não e de seu ticket médio”, disse.

Viver a tendência na prática

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Especialmente para o mercado brasileiro, a UFS produziu uma versão local para auxiliar os negócios em desafios como escassez de mão de obra, substituição de proteínas animais e questões de sustentabilidade, como o desperdício e o reaproveitamento de alimentos.

No evento de lançamento, os convidados puderam experienciar algumas das tendências provando pratos elaborados pelo time de chefs da UFS no Brasil, com a participação de chefs convidados, como Renata Vanzetto, do Grupo EME; Mari Sciotti, do restaurante Quincho; e Raphael Vieira, do Restaurante 31.

“A ideia era realmente colocar em prática aquilo que apontamos como tendência para mostrar algumas das possibilidades. O Menus do Futuro 2023 não é só um relatório com receitas e fotos bonitas, é um leque de oportunidades que qualquer chef pode utilizar para aguçar sua criatividade. A pesquisa também foi feita pensando nas dificuldades que sabemos que são enfrentadas na cozinha. Nosso objetivo é entregar um material prático, que possa ser utilizado para manter um negócio de forma saudável, atraindo pessoas e inspirando os times”, explicou Thais Gimenez, chef executiva Latam da Unilever Food Solutions.

A chef comanda uma equipe de outros cinco profissionais com vasta experiência no setor – mundialmente, a UFS conta com 250 chefs espalhados por 70 países –, que são responsáveis por auxiliar os clientes parceiros, com consultorias sobre menus e administração de negócios na área da gastronomia.

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No Brasil, especificamente, as tendências foram relativamente fáceis de serem adaptadas e aplicadas, principalmente devido à variedade de ingredientes disponíveis. “As tendências, é claro, se adequam a todos os países. Mas, por aqui, temos um território muito grande, com muitas gastronomias e produtos típicos. Uma mesma tendência pode ter vários pratos diferentes. O chef pode usar a criatividade dele para ir para muitos caminhos dentro de um desses leques.”

A chef Renata Vanzetto reforçou também que as tendências não precisam ser aplicadas somente nas receitas, mas também no conceito de um restaurante, como é o caso do próprio Grupo EME, que conta com oito restaurantes bastante contrastantes e que buscam estar alinhados com as necessidades dos clientes.

“Nós tivemos um boom da cozinha molecular, depois, na pandemia, um boom de cozinha afetiva, e o cenário mudou: muita gente aprendeu a cozinhar porque precisou mesmo. Agora, todo mundo quer viver experiências diferentes, queremos uma comida de verdade, mas que tenha um diferencial. Que é o que ficou bastante claro no relatório da UFS. E nós queremos aplicar ainda mais todas essas tendências no grupo”, afirmou.

Mais tendências

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Além do relatório e das experiências práticas, o evento também contou com a participação de Simone Galante, CEO da consultoria Galunion, que mostrou os resultados da sua mais recente pesquisa sobre insight de consumidores, na qual foram apontados a inflação, a atração de clientes, o aumento de vendas e a retenção de funcionários como os principais desafios para 2023.

Em linha com o Relatório de Tendências Menus do Futuro 2023, o levantamento da Galunion também identificou a atenção para a redução de desperdícios como uma grande tendência no setor, ao lado de menus reduzidos, alimentação saudável e o foco no sabor, que é o rei de qualquer culinária.

A pesquisa apontou que 95% dos brasileiros querem encontrar novidades em alimentos e bebidas nos restaurantes e trouxe destaque para a preocupação dos consumidores com fatores como ESG e hospitalidade.

Compartilhamento de conhecimento

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Na ocasião, foi anunciado também o lançamento da UFS Academy, uma plataforma de formação para chefs e demais funcionários do setor gastronômico que buscam aprendizados desde a cozinha básica até o aperfeiçoamento de tendências. Os vídeos, gratuitos para quem se inscrever no canal de aprendizado da UFS, são rápidos, com cerca de 2 minutos de duração cada, oferecem certificados e levam em consideração a necessidade de capacitação dos profissionais, mas de forma prática e fácil.

A UFS Academy dá as ferramentas para que os chefs estejam mais bem preparados para o futuro por meio do aprendizado e para que possam se inspirar no dia a dia de seus trabalhos. “Nossa missão é democratizar o conhecimento para um futuro mais promissor. Os treinamentos são conduzidos por nós e por nossos parceiros. Queremos ser um catalisador da mudança, e isso só é possível por meio da educação”, reforçou Adriana Vichino.

O Relatório de Tendências Menus do Futuro 2023 pode ser acessado no (site). E a plataforma UFS Academy está disponível aqui.

 

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