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Avaliamos vinte panetones que custam até 20 reais

Críticos de VEJA SÃO PAULO avaliaram panetones e chocotones de dez marcas populares vendidas em supermercados e apontaram os melhores. Confira o resultado

Por Saulo Yassuda (*produção: Mariana Oliveira)
Atualizado em 20 jan 2022, 09h23 - Publicado em 5 dez 2013, 16h13
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  • Os críticos de gastronomia de VEJA SÃO PAULO provaram vinte panetones _dez com frutas cristalizadas e dez chocotones_ de dez marcas diferentes que custam até 20 reais para avaliar a qualidade dos produtos vendidos pelos supermercados neste Natal. Foram testadas receitas das marcas Arcor, Bauducco, Cacau Show, Casa Suíça (Wickbold), Nestlé, Pullman, Qualitá, Village, Visconti e Triunfo. Todos com o peso de 500 gramas (exceto os das marcas Qualitá e Triunfo, de 400 gramas).

    + Confira os preços dos panetones nos principais supermercados

    A degustação, que ocorreu na última terça (3), durou cerca de uma hora. Participaram o editor de gastronomia e crítico de restaurantes, Arnaldo Lorençato, Helena Galante e Luiz Henrique Ligabue, respectivamente críticos de Comidinhas e de Bares. O trio levou em conta apresentação, aroma, textura e sabor dos produtos e chegou à conclusão de que a fornada de 2013 não é das melhores _mas há salvações.

    As marcas Casa Suíça e Nestlé, por exemplo, se destacaram, alcançando os melhores postos, tanto na ala dos panetones quanto na dos chocotones. A decepção, por sua vez, foram os produtos da Pullman, os piores. No teste, também foi observado que itens de marcas diferentes, produzidos pela mesma fábrica, apresentam resultados destoantes entre si. A Cepam, por exemplo, faz os quitutes da Nestlé, da Qualitá e da Village, que obtiveram avaliações distintas.

    Sobre as críticas, a Bimbo Brasil, que produz os produtos da Pullman, afirma que as receitas são elaboradas “a partir de um processo de fermentação natural, com ingredientes selecionados”.  A Village informa que o sabor amanteigado, apontado pelos críticos, é natural e que as frutas deveriam ficar duras “apenas na superfície do produto”. A Arcor, também responsável pela Triunfo, diz realizar “criteriosa seleção na escolha de matérias-primas”. Já a Bauducco e a Visconti revelam que “a receita dos produtos é a mesma de anos anteriores”. A Qualitá não respondeu à avaliação até a publicação desta reportagem.

    Confira abaixo os detalhes da degustação.

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    PANETONES

    A disputa foi acirrada: as marcas Casa Suíça e Cacau Show duelaram até a última uva-passa. A primeira venceu pelo sabor e pela umidade da massa. Nos mal avaliados, não foram perdoados aroma artificial, crosta seca demais e frutas rígidas.

    Os três melhores:

    1. CASA SUÍÇA: saborosa, a massa estava compacta, mas úmida na medida. A casca mostrou-se dourada e sem excesso de gordura. Macias, as frutas poderiam ser melhor distribuídas
    2. CACAU SHOW: de massa levemente seca, o quitute tinha bela apresentação e boa quantidade de recheio _as passas predominaram. Um porém: o sabor tendia mais para pão do que para panetone
    3. NESTLÉ: o aroma agradável e a textura elástica agradaram na avaliação. O sabor, azedinho, foi um senão do panetone

    Outras marcas provadas:

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    panetone casa suíça
    panetone casa suíça ()

    CHOCOTONES

    A boa relação entre massa e chocolate marcaram presença nos primeiros colocados da eleição. A qualidade das gotas de chocolate também foi fundamental na classificação.

    Os três melhores:

    1. NESTLÉ: o equilíbrio entre a macia massa e o chocolate contribuiu para o bom resultado do quitute. O aroma lembrava cerejas, e o sabor levemente alcoólico chamou a atenção
    2. CASA SUÍÇA: apesar do aroma neutro, a pedida conquistou pelo sabor suave. Havia quantidade de massa e recheio compatíveis entre si
    3. TRIUNFO: o chocolate foi o item que mais chamou a atenção. Apesar de pesada, a massa (levemente azeda)  se deu bem no quesito umidade

    Outras marcas provadas:

    panetone chocotone nestlé
    panetone chocotone nestlé ()
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