Terrine de peito de peru com castanha-do-pará
Rita Atrib, do Buffet Petit Comité, ensina uma versão leve de peru
A ideia da banqueteira Rita Atrib é aproveitar a época de calor no Brasil e surpreender no Natal com esta sugestão fria. “A terrine vai bem como uma entrada leve para a ceia”, diz ela.
Rendimento: 10 porções
INGREDIENTES
- 1,5 kg de peito de peru sem osso
- 250 ml de vinho branco
- 3 dentes de alho picados
- Folhas de alecrim
- Sal e canela em pó
- 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- 1 cebola grande ralada
- 100 ml de conhaque
- 1 litro de creme de leite fresco
- 4 ovos
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 250 gramas de castanha-do-pará grosseiramente picada
- Cebolinha para decorar
Creme de mostarda
- 400 gramas de cream cheese
- 4 colheres (sopa) de mostarda amarela
- 100 ml de água
- Uma pitada de açúcar
- Sal
MODO DE PREPARAR
Tempere o peru com o vinho, o alho, o alecrim, o sal e a canela.
Deixe na geladeira por pelo menos uma hora. Em uma panela, sele (ou seja, frite rapidamente) a carne com uma colher (sopa) de manteiga, cubra com água e deixe cozinhar até ficar macia. Desfie em lascas não muito pequenas.
Refogue a cebola no restante da manteiga, adicione as lascas de peru e refogue mais um pouco. Acrescente o conhaque e deixe o álcool evaporar. Divida em duas partes.
Processe metade das lascas com o creme de leite, os ovos e a farinha até formar uma massa. Acerte o sal. Forre uma fôrma de bolo inglês (de 28 cm por 10 cm) com papel-alumínio e faça camadas com a massa, a castanha-do-pará e as lascas do peru, começando com as lascas e terminando com a massa. Reserve um pouco das lascas e da castanha para decorar.
Leve ao forno preaquecido em temperatura média, em banho-maria, por cerca de 45 minutos ou até que a parte de cima seque e estufe. Tire do forno, deixe esfriar e leve para refrigerar um pouco. Desenforme trinta minutos antes de servir.
Decore com cebolinha mais as lascas de peru e as castanhas reservadas. Sugestão: sirva com salada verde, frutas tropicais laminadas e o creme de mostarda, feito com todos os ingredientes batidos no liquidificador.
Dica de harmonização: Vinho Gallardía del Itata, Cinsault Rosé 2012