Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

5 receitas para combinar com uma cerveja sem glúten

Para brindar momentos leves, a dica é combinar preparações irresistíveis com a Stella Artois Sem Glúten, que traz o mesmo sabor da versão tradicional

Por Abril Branded Content 29 out 2021, 17h57

Foi-se o tempo em que os adeptos do estilo low gluten ou gluten free tinham dificuldade para compor sua alimentação. A proteína, encontrada principalmente nos grãos de trigo, cevada, centeio e aveia, sempre esteve presente no cardápio dos brasileiros. Entretanto, mudanças relevantes nos hábitos de consumo – inclusive no aumento das pessoas que reduziram ou deixaram o glúten por escolha – impulsionaram a variedade de produtos sem a proteína, que conquistaram seu espaço até no famoso happy hour.

Stella Sem Glúten: novos momentos de leveza com o mesmo sabor de Stella Artois

De olho nessa tendência, Stella Artois – que há anos se conecta ao universo da gastronomia para criar ocasiões especiais ao redor da mesa – garante o brinde com uma geladinha saborosa e sem glúten.

“A cerveja é uma das bebidas mais populares do mundo e era importante ter uma opção que se encaixasse nesse estilo de vida. Foi assim que criamos Stella Sem Glúten”, conta Mariana Porto, head de marketing da marca. “Era essencial que a Stella Sem Glúten tivesse o mesmo sabor e qualidade da Stella Artois que todos já conhecem. Por isso usamos muita pesquisa e inovação, em um processo acompanhado de perto pelos nossos mestres cervejeiros, para que as pessoas que reduziram seu consumo de glúten pudessem continuar tomando uma Stellinha gelada, aproveitando seus pratos favoritos na companhia da família e dos amigos.”

De cor dourada e com aroma suave, a novidade traz o mesmo sabor da versão tradicional. A receita é composta apenas por água, malte e lúpulo, com notas de degustação leves e refrescantes. O diferencial fica por conta do processo de quebra da proteína do glúten, que acontece antes da fermentação. A cerveja ainda é testada quatro vezes seguindo métodos reconhecidos dentro e fora do Brasil, podendo conter até 20 ppm (partes por milhão) da proteína – enquadrando-se, assim, na legislação vigente.

Receitas para combinar com uma Stella Artois Sem Glúten

Seja para aquele encontro casual com os amigos ou no tradicional almoço de família, a nova versão sem glúten de Stella Artois é a escolha perfeita para os momentos de descontração e leveza, especialmente acompanhada de boa comida.

“É possível encontrar a Stella Sem Glúten na versão long neck de 330 ml e servi-la no icônico cálice da marca que, além de ser um símbolo de sofisticação e deixar toda mesa mais bonita, ainda valoriza a bebida e a preservação da espuma. Para que a novidade possa ser apreciada da melhor forma, a dica é servi-la de 2 °C a 4 °C. Também é importante garantir que o copo esteja limpo, livre de odores, manchas, gordura e resíduo de sabão ou detergente”, indica Sybilla Geraldi, mestre cervejeira e coordenadora de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev.

Para ajudar você a acertar em cheio na combinação, selecionamos cinco receitas fáceis de preparar e que impressionam no sabor. Vale lembrar que a nova Stella Artois Sem Glúten já está disponível em pontos de venda de todo o país, assim como no aplicativo de bebidas Zé Delivery e na loja online da marca. Ah, caso seja celíaco, intolerante, alérgico ou tenha quaisquer outras restrições ao glúten, consulte seu médico para garantir o consumo da nova cerveja com total segurança. E não se esqueça: beba sempre com moderação.

Saladinha de feijão-branco com camarão

Prato de saladinha de feijão
Roberto Seba/Divulgação

Ingredientes para a salada

1 xícara (chá) de feijão-branco

1 cebola picada

1 dente de alho picado

Louro a gosto 

1 ramo de tomilho

Azeite a gosto

3 cebolas roxas picadas

3 cenouras raladas

Salsinha picada a gosto

Cebolinha (francesa ou cebolete) picada a gosto

2 colheres (sopa) de coentro picado

1 pimenta-dedo-de-moça picada

100 gramas de camarão limpo (reserve a casca e a cabeça para o preparo do caldo)

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

1 limão-taiti (raspas)

Manteiga a gosto

Azeite a gosto

Ingredientes para o caldo de camarão

Azeite a gosto

2 cebolas picadas

2 cenouras picadas 

2 colheres (sopa) de conhaque 

3 tomates picados

1 ramo de tomilho 

2 colheres (sopa) de manteiga 

Modo de preparo do feijão

Na panela de pressão com água, cozinhe o feijão-branco em fogo baixo com a cebola, o alho, o louro e o tomilho por 30 minutos. Coe e reserve. Em uma panela com azeite, refogue os demais ingredientes. Junte o feijão, misture e reserve.

Modo de preparo do camarão

Em uma tigela, tempere os camarões com sal, pimenta e as raspas de limão. Em uma frigideira em fogo médio, doure-os ligeiramente em um pouco de manteiga e azeite e reserve.

Modo de preparo do caldo de camarão

Em uma panela com o azeite, salteie a cebola e a cenoura em fogo médio. Adicione a cabeça e a casca dos camarões reservadas e misture. Acrescente o conhaque, o tomate e o tomilho. Cubra com 1 litro de água e deixe cozinhar por 30 minutos ou até que o caldo reduza um pouco. Coe e reserve. Adicione duas conchas do caldo à panela com o feijão reservado (congele o restante do caldo e use em outros preparos). Leve a panela com o feijão ao fogo, junte a manteiga e deixe ferver, mexendo delicadamente até que a mistura fique homogênea. Espere amornar e sirva com os camarões grelhados por cima.

* Receita da chef Giovanna Grossi, do restaurante Animus.

Homus de beterraba-amarela

Prato com homus de beterraba.
Giovanna Cury/Divulgação

Ingredientes

1 lata de grão-de-bico cozido, escorrido e sem casca

1 beterraba-amarela grande, descascada e cortada em quatro

Suco de 2 limões

2 dentes de alho

1 colher (chá) de sal

Continua após a publicidade

1 colher (sopa) de melaço de cana ou de romã

1/2 colher (chá) de cúrcuma em pó

1/4 de xícara (chá) de tahine

2 colheres (sopa) de azeite

Zaatar e azeite para finalizar

Modo de preparo

Em um processador, bata o grão-de-bico até formar uma pasta bem grossa. Adicione a beterraba e continue batendo. Acrescente o suco de limão, o alho, o sal, o melaço, a cúrcuma, o tahine e o azeite. Bata mais uma vez e adicione 1/2 xícara (chá) de água gelada aos poucos ou o quanto for necessário para deixar a textura mais aveludada. Ajuste o sal e o limão. Transfira para uma tigela e finalize com zaatar e azeite.

* Receita da chef Giovanna Cury.

Ricota assada com radicchio grelhado

Prato de Ricota Assada

Bruno Geraldi/Divulgação

Ingredientes

600 gramas de ricota fresca

2 claras de ovos batidas em neve

1 colher (sopa) de tomilho fresco

1 limão (apenas a casca ralada)

Sal e pimenta-do-reino a gosto

2 colheres (sopa) de azeite

6 colheres (sopa) de azeite (para o radicchio)

2 colheres (sopa) de tomilho fresco picado (para o radicchio)

1 cabeça de radicchio cortada em 8 pedaços na vertical

Modo de preparo

Prepare a ricota em uma tigela, misture-a com as claras em neve, metade do tomilho, a casca do limão, o sal e a pimenta. Transfira a mistura para uma forma redonda de 24 centímetros untada com 1 colher (sopa) de azeite. Regue a massa com o restante do azeite e polvilhe o restante do tomilho. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por 30 minutos. A massa não vai dourar nem crescer muito. Espere esfriar completamente e desenforme.

Prepare o radicchio em uma cumbuca, misture o azeite e o tomilho. Pincele a mistura nas folhas de radicchio e leve à grelha bem quente até dourar. Sirva com as fatias da torta.

* Receita da chef Silvia Percussi, da Vinheria Percussi. 

Burrata com uvas ao balsâmico

Prato de burrata.
Paty Penna/Divulgação

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite

1 dente de alho espremido

1 pitada de pimenta-calabresa

2 xícaras (chá) de uva sem sementes

1 colher (sopa) de vinagre balsâmico

1 colher (sopa) de mel

Sal a gosto

1 burrata

Manjericão (folhas limpas e secas)

Modo de preparo

Coloque o azeite numa frigideira junto com o alho e a pimenta. Refogue por um minuto e junte as uvas, o balsâmico e o mel. Tempere com o sal. Coloque a burrata num prato e as uvas refogadas em volta. Regue tudo com mais azeite e as folhas de manjericão. Sirva com fatias de pão.

* Receita do chef Gui Poulain. 

Polvo frio com vinagrete

Prato de polvo frito com vinho
Roberto Seba/Divulgação

Ingredientes

1 polvo de 2 quilos

2 tomates sem pele nem sementes picados

2 cebolas roxas picadas

20 azeitonas kalamatas (ou a de sua preferência) picadas

1/2 xícara (chá) de azeite de oliva

1/2 xícara (chá) de vinagre de maçã

Gelo

Sal a gosto

Pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo

Em uma panela de pressão com água, em fogo médio, cozinhe o polvo por 17 minutos, contados a partir do momento em que começar a chiar. Desligue o fogo, espere sair toda a pressão e só então abra a panela. Transfira o polvo para uma vasilha grande. Cubra com bastante gelo e água e deixe até resfriar. Enquanto isso, em uma tigela, misture os demais ingredientes. Reserve na geladeira. Sirva o polvo com o vinagrete gelado.

* Receita da chef Mariana Fonseca, dos restaurantes Myk e Kouzina. 

Continua após a publicidade

Publicidade