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Circuito gastronômico de Stella Artois amplifica protagonismo feminino

Com menus 100% assinados por chefs mulheres, experiência Uncomfortable Food chega a cidades do Sul, Nordeste, Sudeste e Distrito Federal

Por Abril Branded Content
Atualizado em 5 dez 2022, 13h01 - Publicado em 5 dez 2022, 12h59
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  • Na foto, as chefs: Bela Gil, Kátia Barbosa, Cafira Foz, Andressa Cabral, Bel Coelho e Bruna Martins, embaixadoras do Juntas na Mesa
     (Na foto, as chefs: Bela Gil, Kátia Barbosa, Cafira Foz, Andressa Cabral, Bel Coelho e Bruna Martins, embaixadoras do Juntas na Mesa/Divulgação)

    Os desafios que as mulheres enfrentam na gastronomia receberam o olhar de Stella Artois, já conhecida pela proximidade da marca com o universo feminino. Em parceria com o Instituto Ipsos, a cerveja da Ambev lançou uma pesquisa* que, pela primeira vez, se dedicou a entender os obstáculos das mulheres nas cozinhas profissionais do Brasil e suas ambições. O resultado mostrou a necessidade de ações práticas que possibilitem mais protagonismo feminino e equidade de gênero em um segmento majoritariamente masculino, criando o movimento Juntas na Mesa.

    Tirando a gastronomia da zona de conforto

    A iniciativa deu lugar a uma experiência gastronômica: o Circuito Uncomfortable Food, que acontece até 1º de janeiro em restaurantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Salvador. A ação traz pratos feitos exclusivamente por chefs mulheres, que ressignificaram os desconfortos vividos no mercado da gastronomia em receitas reconfortantes e inspiradoras.

    “O Uncomfortable Food é um menu para tirar a gastronomia da zona de conforto. A ideia é transformar em experiência gastronômica esse manifesto por uma gastronomia com mais protagonismo feminino”, explica Mariana Porto, diretora de marketing de Stella Artois.

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    Capitaneada pelas chefs embaixadoras do projeto Juntas na Mesa – Bela Gil, Bel Coelho, Kátia Barbosa, Andressa Cabral, Cafira Foz, Bruna Martins, Kalymaracaya Nogueira, Amanda Vasconcelos, Michele Crispim e Nara Amaral –, a experiência do Uncomfortable Food agora chega ao público em mais de 25 restaurantes pelo Brasil, desta vez com a criação de chefs locais e parceiras.

    Em São Paulo, entram na roda chefs como Camila Borba (Carrito), Giovanna Perrone (Casa Rios), Ieda de Matos (Casa de Ieda), Luiza Hoffmann (Atto) e Mariana Fonseca (Fotiá).

    Ações afirmativas para que chefs mulheres tenham visibilidade, acesso a crédito e formação

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    Stella Artois já tem voltado os holofotes para o tema, tendo apoiado o prêmio Comer & Beber, que contemplou, na cidade de São Paulo, a chef Carla Pernambuco, do restaurante Carlota, como personalidade gastronômica do ano. A marca ainda participou da Feira dos Campeões de VEJA SÃO PAULO, fomentando a discussão sobre o assunto e convidando o público a brindar momentos especiais ao redor da mesa. 

    “Incentivar uma mudança de pensamento e comportamento é o primeiro passo para que as mulheres na gastronomia sejam enxergadas, incluídas e respeitadas. O Juntas na Mesa é o início para fomentar uma transformação no mercado da gastronomia”, conta Mariana.

    Mais acesso a crédito, formação e visibilidade do trabalho de chefs mulheres são algumas das ações que vêm sendo desenvolvidas pela marca, que está investindo 10 milhões de reais nessas frentes para ampliar o reconhecimento e o sucesso das mulheres na gastronomia. Para saber mais, basta acessar https://www.stellaartois.com.br/menu.

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    *Realizada pela Ipsos a pedido de Stella Artois, a pesquisa sobre equidade de gênero na gastronomia aconteceu durante o mês de agosto de 2022, abrangendo entrevistados em quatro blocos regionais do Brasil: Norte e Centro-Oeste (Belém, Brasília e Goiânia), Nordeste (Recife e Salvador), Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) e Sul (Curitiba e Porto Alegre). Para a etapa quantitativa da pesquisa, a margem de erro é de 4,4 p.p. O levantamento foi dividido em duas etapas, cada uma delas entrevistando 500 pessoas – na primeira fase, foram entrevistados homens e mulheres responsáveis por estabelecimentos de alimentação, enquanto na segunda fase foram entrevistadas apenas mulheres que trabalham na área da gastronomia, em cargos diversos, como proprietárias ou sócias, chefs e sous-chefs, cozinheiras e cozinheiras-chefe, auxiliares de cozinha, garçonetes, atendentes e operadoras de caixa. 

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