Quem é quem no mundo do vinho
Em qualquer área profissional existe uma série de cargos e funções. Seja no direito, publicidade, economia ou medicina, muitas vezes, ligar o nome de cada participante à função gera algumas confusões. No mundo do vinho e da enologia (ciência que estuda o vinho) existem três termos que costumam criar alguma dúvida: enólogo, sommelier e enófilo. […]
Em qualquer área profissional existe uma série de cargos e funções. Seja no direito, publicidade, economia ou medicina, muitas vezes, ligar o nome de cada participante à função gera algumas confusões.
No mundo do vinho e da enologia (ciência que estuda o vinho) existem três termos que costumam criar alguma dúvida: enólogo, sommelier e enófilo.
Enólogo é o profissional que faz o vinho. É a pessoa que trabalha na vinícola e pode acompanhar desde o plantio de uma videira até o engarrafamento do vinho. Normalmente em vinícolas de maior porte, existe a figura do viticultor, responsável pelo campo e todas as práticas relacionadas ao cultivo dos vinhedos, e do enólogo, que atua de forma mais intensa na vinificação das uvas, a partir da colheita e recepção da uva na adega, fermentação, maturação e engarrafamento.
Sommelier também é uma profissão. Sua função é selecionar, conhecer a fundo cada rótulo e executar o serviço do vinho. Normalmente, reconhecemos mais facilmente o sommelier nos restaurantes. Em tese, estes profissionais devem conhecer e escolher os rótulos que figurarão na carta de vinhos, cuidar dos acessórios e executar o serviço do vinho corretamente. Também podemos ver sommelier que trabalham para vinícolas, importadores, distribuidores e lojas de vinho.
O enófilo provavelmente reúne o maior número de membros entre os três grupos. Isto porque enófilo somos nós, apreciadores de vinho, que gostamos em maior ou menor grau de um, diversos ou todos os estilos de vinhos. Nesse caso, não é uma profissão. A curiosidade, interesse e conhecimento do enófilo pode variar, seja amador ou profissional todos pertencemos a este grupo, inclusive enólogos e sommelier são também (espero) enófilos.