Cinco programas imperdíveis em Carcassonne, a maior joia medieval da França
Poucos destinos do mundo são capazes de provocar tanto impacto à primeira vista quanto Carcassonne, na região de Languedoc-Roussillon. A cidadezinha de menos de 50 mil habitantes emerge do alto da colina e se entrega de imediato aos visitantes. A foto acima dispensa maiores comentários. 😉 Considerada uma das mais bem preservadas cidades medievais da […]
Poucos destinos do mundo são capazes de provocar tanto impacto à primeira vista quanto Carcassonne, na região de Languedoc-Roussillon. A cidadezinha de menos de 50 mil habitantes emerge do alto da colina e se entrega de imediato aos visitantes. A foto acima dispensa maiores comentários. 😉
Considerada uma das mais bem preservadas cidades medievais da Europa, ela foi completamente restaurada no século XIX e exibe intactas suas construções de pedra, seu castelo e suas muralhas duplas. Quando morei no sul da França por um ano e meio, até 2011, era “obrigada” a fazer escapadas até lá toda vez que recebia visitas (e elas eram quase mensais…).
Hoje encontrei o diretor de turismo da cidade (que recebe 3 milhões de turistas por ano e está entre os cinco destinos mais visitados da França) e ele fez o top 5 dos programas imperdíveis por lá. Anote estas dicas preciosas antes de embarcar!
1) Fique por pelo menos uma noite
A maioria dos visitantes passa apenas o dia, uma pena. Quando o sol se põe e os turistas vão embora, a Cidadela (onde vivem apenas 50 pessoas) fica para poucos. Uma ótima opção de estadia é o cinco-estrelas Hôtel de la Cité. É possível fazer tours guiados com tochas pelo centro histórico.
2) Não restrinja a visita à Cidadela
A chamada Cidade Baixa, ou “centro novo” (na verdade, do século XIII) é cheia de praças charmosas e bonitas construções que passam despercebidas da maioria dos turistas, que se concentral na cidade intramuros. Para chegar até lá, atravesse a Old Bridge, uma ponte secular só para pedestres.
3) Prove cassoulet
O prato típico da cidade é uma versão francesa da nossa feijoada: feijão branco cozido com carnes variadas, geralmente de parto e porco. Pede uma sieste depois.
4) Faça um cruzeiro pelo Canal du Midi
A obra faraônica que ligou pelo continente o Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico no século XVII foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1996. Antes fundamental para o comércio, hoje proporciona dias de pura calmaria. Os passeios duram a partir de duas horas.
5) Planeje uma degustação de vinhos nas vinícolas locais
Tudo bem que um país que tem Bordeaux, Borgonha e Champanhe ofusque outros vinhedos, mas os daqui não são de se dispensar. Reserva uma visita às vinícolas locais e prove o típico vinho Corbieres, perfeitos para acompanhar o cassoulet.
(fotos: divulgação)