Nelson Motta faz 80 anos: saiba quais são as suas músicas mais tocadas
O jornalista, escritor e letrista paulistano, que faz aniversário nesta terça-feira (29), é autor de sucessos como 'Dancin' days' e 'Como uma onda'
O jornalista e escritor Nelson Motta, também um dos maiores letristas da música brasileira, completa 80 anos de vida nesta terça-feira (29).
Nascido em São Paulo, mas morador do Rio de Janeiro deste a infância, o autor eternizou seu nome na cultura brasileira com inúmeros versos marcantes desde a sua vitória no I Festival Internacional da Canção (FIC), em 1966, com Saveiros, parceria com Dori Caymmi interpretada por Nana Caymmi.
Ao longo da sua carreira, escreveu letras com artistas como Lulu Santos, Rita Lee, Ed Motta, Guilherme Arantes, Dori Caymmi, Marcos Valle, Guinga, Max de Castro, Erasmo Carlos e João Donato. É autor, por exemplo, da versão em português de Bem que se Quis, de Pino Daniele, e da famosa canção de final de ano da Rede Globo, Um Novo Tempo, em parceria com Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle.
Neste mês, o escritor lançou seu livro mais recente, Corações de Papel (2024, Record), que reúne cartas de amor escritas por ele nos anos 60, e também assina, com Pedro Brício, o texto do espetáculo Tom Jobim musical, em cartaz no Rio de Janeiro.
Confira abaixo a relação das composições de Nelson Motta mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil, segundo o Ecad.
1 – Dancin’ days – Nelson Motta / Ruban
2 – Como uma onda (Zen-surfismo) – Lulu Santos / Nelson Motta
3 – Bem que se quis – Pino Daniele / Nelson Motta
4 – Certas coisas – Lulu Santos / Nelson Motta
5 – De repente – Califórnia – Lulu Santos / Nelson Motta
6 – Sereia – Lulu Santos / Nelson Motta
7 – Coisas do Brasil – Nelson Motta / Guilherme Arantes
8 – Garota dourada – Nelson Motta / Lee Marcucci / Wander Taffo
9 – Tudo azul – Lulu Santos / Nelson Motta
10 – Quando chove – Pino Daniele / Nelson Motta