Programação clássica: Festival Sesc de Música de Câmara traz atrações internacionais
Festival acontecerá em seis cidades paulistas e terá conjuntos como o coro Meninos Cantores de Hamburgo e o quinteto dinamarquês Carion
Junho será o mês da música erudita no estado de São Paulo. Isso porque, de quinta (9) ao dia 26, acontece em seis cidades paulistas a quarta edição do Festival Sesc de Música de Câmara, inicialmente previsto para 2020 mas adiado pela pandemia. Na capital, o Sesc Consolação será a principal sede dos mais de trinta concertos que compõem a programação, com atrações nacionais e internacionais.
+ Jessie J fará show único em São Paulo em setembro; veja valores
Da Dinamarca, o irreverente quinteto de sopros Carion é um dos destaques. sem partituras nem cadeiras, os músicos tocam em pé e se movimentam pelo palco nas apresentações. No dia 10, sexta, trarão um repertório que conta com um novo arranjo do tema Corta-jaca, de Chiquinha Gonzaga, encomendado ao compositor paulistano Rodrigo Morte.
Outro nome internacional, este vindo da Alemanha, é o coro infantojuvenil Meninos Cantores de Hamburgo, que fará apresentação gratuita no dia 24, sexta, na Catedral Evangélica de São Paulo.
A orquestra sinfônica da USP acompanhará o coro, reunindo o total de 116 músicos sob a regência do paulista Luiz de Godoy, de 34 anos, maestro da Ópera de Hamburgo. O tema escolhido pelo regente é a Missa de Santa Cecília, do Padre José Maurício Nunes Garcia, em homenagem ao bicentenário da Independência.
O festival deste ano tem curadoria da historiadora Claudia Toni e do pianista Cristian Budu.
Carion. Sesc Consolação. Rua Doutor Vila Nova, 245, Vila Buarque, ☎ 3234-3000. → Sex. (10), 20h. R$ 40,00. sesc. org.br. Meninos Cantores de Hamburgo. Catedral Evangélica de São Paulo. Rua Nestor Pestana, 136, Consolação, ☎ 3138-1600. Sex. (24), 19h30. Grátis. sesc.org.br
+Assine a Vejinha a partir de 12,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 8 de junho de 2022, edição nº 2792