Os melhores filmes de 2013, segundo Quentin Tarantino
Quentin Tarantino saiu na frente e, três meses antes de acabar o ano, já fez sua lista com os melhores filmes de 2013. Dois deles estão inéditos no Brasil. Alguns estão em cartaz (ou já saíram), outros estreiam em breve. O diretor de Django Livre surpreendeu, sobretudo, por colocar em seu top ten O Cavaleiro […]
Quentin Tarantino saiu na frente e, três meses antes de acabar o ano, já fez sua lista com os melhores filmes de 2013. Dois deles estão inéditos no Brasil. Alguns estão em cartaz (ou já saíram), outros estreiam em breve. O diretor de Django Livre surpreendeu, sobretudo, por colocar em seu top ten O Cavaleiro Solitário, um dos grandes fiascos de bilheteria deste ano. Em ordem alfabética, comento, abaixo, as escolhas de um dos meus diretores preferidos.
Afternoon Delight, de Jill Soloway – Foi exibido no Festival do Rio e, por enquanto, sua distribuição no Brasil não está garantida.
Antes da Meia-Noite, de Richard Linklater – É o desfecho da trilogia proposta pelo diretor Richard Linklater e pelos atores Ethan Hawke e Julie Delpy. Eu gosto bastante, sobretudo porque tenho uma ligação sentimental com os personagens desde o primeiro filme, de 1995. Já passou pelos cinemas e deve ser lançado ainda este mês em DVD/Blu-ray.
Blue Jasmine, de Woody Allen – Ainda não vi o novo filme de Woody Allen, mas, segundo as críticas lá de fora, é um dos pontos altos da carreira do grande diretor americano.
O Cavaleiro Solitário, de Gore Verbinski – A pisada na bola de Tarantino. Um faroeste cômico que tem lá seus momentos de ação, mas peca pela longa duração e pela repetição de um papel “exótico” para Johnny Depp.
Drinking Buddies, de Joe Swanberg – Uma comédia com Anna Kendrick, Ron Livingston e Olivia Wilde, inédita por aqui. É esperar para ver, mas me parece simpático.
É o Fim, de Seth Rogen e Evan Goldberg – Uma escolha corajosa porque esta comédia é um delicioso abuso do politicamente incorreto. Não se sei se a colocaria entre os melhores filmes do ano, mas, certamente, foi a comédia que mais me fez rir em 2013. Estreia na próxima sexta-feira, dia 11.
Frances Ha, de Noah Baumbach – Um filme americano produzido pelo brasileiro Rodrigo Teixeira que anda fazendo sucesso no circuito alternativo. Merece não só estar na lista de Tarantino, mas na minha também.
Leia também: Rodrigo Teixeira conta como foi ser produtor do filme americano Frances Há
Gravidade, de Alfonso Cuarón – É o maior acerto de Tarantino. Um filme espacial como você nunca viu ou verá tão cedo. Simplesmente impecável. Estreia na próxima sexta-feira, dia 11.
Invocação do Mal, de James Wan – Ainda está em cartaz esta fita de terror que foi sucesso de bilheteria. É muito bem filmada, tem um clima soturno, mas não me surpreendeu em quase nada.
Kick-Ass 2, de Jeff Wadlow – Eu adoro o primeiro Kick-Ass e estou botando fé nesta sequência. Estreia dia 18 de outubro.
Gostou deste post? Então clique aqui e curta a minha página do blog no Facebook e tenha mais informações sobre cinema