Mostra Internacional: duas surpresas e uma frustação
Começar a Mostra, depois do almoço e com um filme iraniano, pode não ser uma das coisas mais recomendáveis. Mas lembre-se de A Separação, uma fita iraniana que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro e, para mim, o melhor do ano até agora. Pois bem. Um Ato de Caridade não é A Separação, mas tem […]
Começar a Mostra, depois do almoço e com um filme iraniano, pode não ser uma das coisas mais recomendáveis. Mas lembre-se de A Separação, uma fita iraniana que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro e, para mim, o melhor do ano até agora. Pois bem. Um Ato de Caridade não é A Separação, mas tem um enredo bastante intrigante. Um homem e uma mulher, em fuga de Teerã para a fronteira com outro país, passam a distribuir sacos de dinheiro para as pessoas que encontram na estrada. Como há pouca gente no caminho, os sortudos, gente humilde ou miseráveis, são premiados com milhões.
O bacana do roteiro não é saber de onde vem a grana nem quem são e o que pretendem os protagonistas – ora eles se apresentam como irmãos, ora como namorados ou amigos – e, sim, a reação das pessoas ao receber a bolada. Uns recusam, outros desconfiam, uns aceitam, outros mentem. Além de uma direção segura, o filme tem ritmo ágil, uma qualidade quase rara quando se trata de cinema iraniano.
Contudo, o segundo longa-metragem do dia teve uma comunicação bem maior com o público. Trata-se do austríaco Aos 80. Um senhor de 80 anos conhece uma senhora da mesma idade e o amor à primeira vista bate fundo. Tudo seguiria seu curso normal não fosse por dois detalhes: 1) ele é casado há mais de 50 anos 2) ela tem um câncer terminal e apenas seis meses de vida. Contra tudo e contra todos, decidem assumir o caso. E é aí que Aos 80 faz a diferença. O romance é tratado às claras: há sexo , infidelidade declarada, reação negativa dos filhos, preconceito de outros idosos… Ouvi pessoas soluçando na sessão… e por motivos óbvios.
A frustração de hoje ficou por conta de Na Sua Ausência. Estava louco para ver o primeiro filme de ficção da atriz francesa Sandrine Bonnaire, mas a sessão foi cancelada no Frei Caneca por problemas técnicos. Detalhe: demorou uma hora para alguém nos avisar do cancelamento.