Tudo Sobre Cinema
Continua após publicidade

O fabuloso Meu Pai, com seis indicações, tem alguma chance no Oscar 2021?

O filme já está disponível no NOW, AppleTV+ e Google Play

Por Miguel Barbieri Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 abr 2021, 13h37 - Publicado em 8 abr 2021, 10h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A incerteza da reabertura dos cinemas fez com que Meu Pai chegasse antes às plataformas de aluguel. O espetacular trabalho de estreia do escritor e dramaturgo francês Florian Zeller concorre em seis categorias no Oscar 2021: melhor filme, ator (Anthony Hopkins), atriz coadjuvante (Olivia Colman), roteiro adaptado, montagem e desenho de produção.

    Publicidade

    Meu Pai está disponível no NOW, Google Play e AppleTV+ para compra, por modestos R$ 29,90 (praticamente o preço de um ingresso), e, após o dia 28 de abril, terá o valor de locação. Vale cada centavo!

    Publicidade

    Além de diretor, Zeller é autor da peça original (montada aqui com Fulvio Stefanini) e um dos roteiristas. Hopkins interpreta o engenheiro aposentado que, na primeira cena, recebe a visita da filha num apartamento em Londres. Anne (Olivia) se queixa de que o pai, um turrão cheio de manias, não se acostuma com nenhuma cuidadora e dá um recado alarmante: ela vai morar em Paris com seu novo companheiro.

    Na sequência, ele vai à cozinha e, na volta, depara com um estranho na sala. Não reconhece o homem que diz ser seu genro. Ao longo de enxutos 97 minutos, os jogos de cena se mostram cada vez mais instigantes e perturbadores. Pode parecer confuso, mas se deixe levar. O resultado é brilhante, seja pela forma com que o realizador se livra do “teatro filmado” para fazer um cinema hipnótico, seja pela condução do elenco entre a razão e a emoção — e é impossível não se comover com a atuação de Hopkins.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Embora seja um filme perfeito no que ele se propõe, Meu Pai tem chances no Oscar 2021? Acho bem difícil.

    Anthony Hopkins, que está fabuloso, reencontrou, finalmente, um papel à altura de seu talento, mas Chadwick Boseman, morto em 2020, deve levar o Oscar de melhor ator por A Voz Suprema do Blues.

    Publicidade

    Olivia Colman também tem uma atuação extraordinária, mas já foi premiada, em 2019, por A Favorita. O Oscar de atriz coadjuvante deve ir para Maria Bakalova (a revelação de Borat 2) ou para a coreana Youn Yuh-Jung, do ainda inédito Minari.

    Continua após a publicidade

    O Oscar 2021 de melhor filme, tudo indica, será para o premiadíssimo Nomadland, ainda inédito no Brasil.

    Publicidade

    +Assine a Vejinha a partir de 8,90.

    E os prêmios técnicos?

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A montagem é um dos trunfos de Meu Pai, mas acho que prêmio deve ir para Os Sete de Chicago.

    Borat 2 ganhou o prêmio do sindicato dos roteiristas e desponta como o favorito para levar o Oscar de melhor roteiro adaptado. Eu adoro Borat, mas acho que Meu Pai, por ser uma excelente adaptação da uma peça teatral, pode ter alguma chance – teria meu voto.

    Como Meu Pai, que se passa quase todo dentro de um apartamento, recebeu indicação a melhor desenho de produção, que, em geral, é voltado para produções de época, como Relatos do Mundo e A Voz Suprema do Blues, dois outros indicados? O “production design” de Meu Pai é muito sutil (veja o filme mais de um vez para reparar nos detalhes dos cenários). Mas não tem chance. O prêmio do sindicato ainda não foi anunciado, mas acredito o Oscar será, merecidamente, para Mank.

    Continua após a publicidade

    Quer me seguir nas redes sociais? Anote: 

    Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
    Twitter: @miguelbarbieri
    Instagram: miguelbarbieri
    YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

     

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.