Tudo Sobre Cinema
Continua após publicidade

Realeza em cena: 9 filmes e séries para acompanhar a monarquia britânica

Uma dos tronos mais longevos do mundo, a família real britânica desperta curiosidade até dos espectadores mais céticos

Por Miguel Barbieri Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 jun 2020, 15h42 - Publicado em 12 jun 2020, 06h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma das mais longevas monarquias do mundo, a família real britânica desperta curiosidade até dos espectadores mais céticos. Não à toa, existem muitas produções dedicadas a explorar os costumes de monarcas como a rainha Elizabeth II, a rainha Victória e o controverso rei Henrique VIII. A Vejinha fez uma seleção com nove séries e filmes para conhecer um pouco mais sobre os personagens fascinantes — nem todas as histórias retratadas nas telas, no entanto, prezam pelo rigor histórico. Confira:

    Publicidade

    The Tudors

    Publicidade
    (Divulgação/Veja SP)

    A série de Michael Hirst gira em torno do monarca Henrique VIII, rei da Inglaterra nos anos 1500, interpretado por Jonathan Rhys Meyers. A trama de fundo histórico trata das alianças que faz, com traições e paixões. Espere cenas picantes e também violentas, com sangue, morte e tortura.
    Claro Video e Globoplay.

    A Rainha

    Continua após a publicidade
    (Divulgação/Veja SP)

    Dirigido por Stephen Frears em 2006, o filme traz a repercussão da morte da princesa Diana, em 1997. Enquanto a rainha Elizabeth II (Helen Mirren) se fecha no Palácio Balmoral para viver o luto, Tony Blair (Michael Sheen), que acaba de tomar posse como primeiro-ministro, nota que a população precisa voltar a se unir e a se aproximar da monarquia. Longeva e saudável, a verdadeira Elizabeth apareceu no dia 31 de maio cavalgando no pônei Balmoral Fern, no Castelo de Windsor, a oeste de Londres.
    Disponível em DVD, em Americanas.com.

    Elizabeth — A Era de Ouro

    Publicidade
    (Divulgação/Veja SP)

    As crises no final do reinado de Elizabeth I (Cate Blanchett) são o mote do longa. Invasão espanhola, traições, intrigas e um romance compõem o enredo do filme de Shekhar Kapur, também responsável por Elizabeth, de 1998. Levou um Oscar de melhor figurino, em 2008.
    Looke e Netflix.

    A Favorita

    (Divulgação/Veja SP)

    Yorgos Lanthimos conduz, com humor peculiar, o longa, que ganhou um Oscar pela performance de Olivia Colman. Ela é a mimada Anne, que governou a Inglaterra entre 1702 e 1714 e tem em Lady Sarah (Rachel Weisz) sua conselheira. Algo muda com a chegada da camponesa Abigail (Emma Stone).
    Telecine Play.

    Continua após a publicidade

    O Discurso do Rei

    Publicidade
    (Divulgação/Veja SP)

    Vencedora de quatro estatuetas no Oscar 2011, entre elas a de melhor filme, a trama dirigida por Tom Hooper mostra o desespero de Bertie (Colin Firth), o Duque de York, ao tentar fazer um discurso num estádio. Ele é gago e vive atrás de especialistas para se curar.
    Claro Video, HBO Go e Amazon Prime.

    The Crown

    Continua após a publicidade
    (Divulgação/Veja SP)

    A primeira temporada da série mostra a adaptação da jovem Elizabeth II ao reinado. Na segunda, a monarca interpretada por Claire Foy vive as crises dos anos 50 para os 60. Na seguinte, Olivia Colman assume o papel da protagonista, que enfrenta as mudanças do mundo nos anos 60 e 70.
    Netflix.

    A Jovem Rainha Vitória

    Publicidade
    (Divulgação/Veja SP)

    Emily Blunt vive a soberana inglesa Vitória (1819-1901) aos 18 anos, quando subiu ao trono e foi o centro de uma intriga palaciana. O diretor Jean-Marc Vallée, de C.R.A.Z.Y., foca neste longa a história do romance da rainha com o príncipe Albert, interpretado por Rupert Friend.
    Amazon Prime Video.

    Victoria e Abdul — O Confidente da Rainha

    (Divulgação/Veja SP)

    Sob o domínio britânico, representantes da Índia escolhem Mohammed (Adeel Akhtar) e Abdul (Ali Fazal) para levar à Inglaterra de 1887 uma moeda comemorativa para a rainha Vitória (Judi Dench). A monarca se encanta de Abdul, que se torna seu protegido.
    Telecine Play.

    Continua após a publicidade

    Diana

    Publicidade
    (Divulgação/Veja SP)

    A cinebiografia recria os dois últimos anos de vida da princesa de Gales e se parece a um draminha romântico. Em foco, o relacionamento secreto de Diana (Naomi Watts), prestes a se divorciar do príncipe Charles, com o médico paquistanês Hasnat Khan (Naveen Andrews), em 1995.
    Globoplay, Netflix e Telecine Play.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.