Tudo Sobre Cinema
Continua após publicidade

Brasil indica ‘Pequeno Segredo’ para tentar Oscar de filme estrangeiro

O filme Pequeno Segredo, de David Schurmann, foi indicado pelo Brasil para tentar uma vaga na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. O Ministério da Cultura (MinC) fez o anúncio nesta segunda (12), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. No total, dezesseis filmes estavam inscritos – entre eles, Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, exibido […]

Por VEJASP
Atualizado em 26 fev 2017, 10h20 - Publicado em 12 set 2016, 14h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • pequenosegredo

    Publicidade

    O filme Pequeno Segredo, de David Schurmann, foi indicado pelo Brasil para tentar uma vaga na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. O Ministério da Cultura (MinC) fez o anúncio nesta segunda (12), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. No total, dezesseis filmes estavam inscritos – entre eles, Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, exibido na competição do Festival de Cannes deste ano.

    Publicidade

    “Obrigado a todos os que acreditam nesse filme. Meu profundo respeito a todos os maravilhosos filmes inscritos. Tenham certeza que faremos de tudo e não economizaremos energias para representar nosso país na premiação do Oscar 2017. Obrigado, Obrigado, obrigado”, escreveu David Schurmann, no Facebook.

    + Aquarius ganha prêmio de melhor filme em Amsterdã

    Publicidade

    A seleção dos concorrentes na categoria será definida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood no dia 24 de janeiro, quando está marcado o anúncio para o Oscar 2017. A cerimônia de premiação ocorre em 26 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

    Continua após a publicidade

    + Os cem melhores filmes de 2000 para cá

    Publicidade

    A comissão que elegeu o representante brasileiro foi formada por Adriana Scorzelli Rattes, Bruno Barreto, Carla Camurati, George Torquato Firmeza, Luiz Alberto Rodrigues, Marcos Petrucelli, Paulo de Tarso Basto Menelau, Silvia Maria Sachs Rabello e Sylvia Regina Bahiense Naves. De acordo com eles, foram analisadas não apenas as qualidades artísticas do filme, mas houve uma tentativa de considerar o que a Academia poderia levar em conta na hora da seleção.

    O Brasil concorreu ao Oscar de filme estrangeiro com Central do Brasil, de 1999,  O Pagador de Promessas, de 1963, O Quatrilho, de 1996, e O que é Isso, Companheiro?, de 1998.

    Publicidade

    A seleção da comissão do Ministério da Cultura foi cercada por polêmicas. Os filmes Mãe Só Há Uma, de Anna Muylaert, e Boi Neon, de Gabriel Mascaro, foram retirados da lista de inscritos porque seus diretores saíram em defesa de Kleber Mendonça Filho, de Aquarius. Eles argumentaram que o filme de Mendonça teria sido prejudicado pela decisão do MinC de convocar o crítico Marcos Petrucelli para integrar o júri. No Facebook, o jornalista havia feito críticas ao protesto feito pela equipe do longa, em Cannes, contra o impeachment de Dilma Rousseff.

    Continua após a publicidade

    Pequeno Segredo tem previsão de estreia para 22 de setembro. Assista ao trailer:

    Publicidade

    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=X_qAIqyZK8g?feature=oembed&w=500&h=281%5D

    O longa narra três histórias conectadas por um único segredo, sobre a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. A trama conta uma história guardada pelos Schurmann: a adoção de Kat, morta em 2006.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.