+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
A professora Doani Emanuela Bertan, de Campinas, está entre os indicados ao Global Teacher Prize 2020, prêmio considerado “o Nobel da Educação”. Desde 2014, cinquenta finalistas disputam a recompensa de 1 milhão de dólares (mais de 5 milhões de reais), oferecida pela Fundação Varkey a um dos docentes.
Especializada em ensino de Libras, Doani investe parte do tempo no canal Sala8, em que apresenta aulas bilíngues.
A iniciativa começou em 2017 como complemento ao ensino dos alunos surdos. As gravações, sempre feitas em casa, hoje são produzidas em um pequeno estúdio montado com a ajuda do marido. “Conversei muito com as famílias dos surdos, perguntando ‘como posso melhorar?’”, relembra.
Quando criança, Doani recebeu incentivo da mãe, que com frequência a levava à biblioteca municipal. “Ficava a uma hora e meia de distância, mas íamos toda semana”, conta.
“Ela dizia que ali estava a mudança da nossa vida.” Com a quarentena, Doani passou a postar mais atividades nas redes e encaminhou seu canal a todas as secretarias estaduais do país, um esforço extra para divulgar o conteúdo dos vídeos.
Antes da final do prêmio, prevista para outubro deste ano, a fundação ainda anuncia seus dez finalistas em junho. Além dela, concorrem outros dois brasileiros: Francisco Freitas, do Distrito Federal, e Lília Melo, de Belém.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
A melhor notícia da Black Friday
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.