Imagem Blog

Terraço Paulistano

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

“Preciso provar ser merecedora o tempo todo”, desabafa delegada

Primeira mulher presidente do Sindicato dos Delegados, Raquel Gallinati criou movimento para combater machismo na Polícia Civil

Por Humberto Abdo
28 ago 2020, 06h00
Raquel Gallinati, criadora de novo Movimento Mulheres na Segurança Pública. (Thatiane Abreu/Divulgação)
Continua após publicidade

No segundo mandato, Raquel Gallinati é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo. “Tenho a sensação de que preciso provar ser merecedora o tempo todo”, desabafa. Com apenas 24,6% de mulheres integrando a Polícia Civil, ela decidiu criar o Movimento Mulheres na Segurança Pública para combater o comportamento machista e estimular a presença feminina na polícia com ações de incentivo, como palestras em escolas e faculdades de direito sobre como ingressar na área, e maior participação nas discussões sobre segurança pública. Pela escassez de mulheres, muitas são selecionadas para atender em Delegacias de Defesa da Mulher. “Isso cria uma violência institucional de gênero dentro da polícia, porque não se permite que a mulher tenha a escolha de exercer sua profissão por aptidão”, critica. Mesmo em um cargo de presidente, Raquel ainda presencia preconceitos. “Em ocasiões com várias autoridades, já ouvi comentários como ‘junte-se a nós para embelezar a mesa’. Precisei responder ‘obrigada pelo elogio, mas minha presença existe não por aspecto decorativo e sim porque tenho algo a dizer.”

Raquel Gallinati, presidente do Sindpesp, posa ao lado dos retratos dos presidentes anteriores vestindo um suéter preto e batom vermelho.
Raquel Gallinati é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo. (Thatiane Abreu/Divulgação)

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 2 de setembro de 2020, edição nº 2702.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.