Pigmentos raros e luz ultravioleta: como a Pinacoteca restaura suas obras
Com apoio da Bulgari, o museu amplia seu laboratório e mostra bastidores do processo que recupera mais de 150 peças por ano
A Pinacoteca revelou algumas das primeiras obras restauradas e em restauração após uma nova parceria com a joalheria Bulgari, entre elas Abstração (1987), do mineiro Amadeo Lorenzato, e Velha Europa (sem data), do italiano Daniele Oppi.
A marca italiana agora é patrocinadora do núcleo de Conservação e Restauro da Pina, que inclui o Laboratório de Conservação e Restauro e as reservas técnicas da instituição. “São 120 anos com uma história de preservação do patrimônio, mas também buscando inovação, e a parceria com a Bvlgari vai ajudar nisso”, diz Jochen Volz, diretor do museu.
Como parte da parceria, a Pinacoteca realizou um workshop de restauração em agosto, liderado por especialistas italianos para ampliar o repertório técnico de profissionais de todo o Brasil, com presença de representantes de instituições como Masp e MAC-USP.
Restauros sob medida
O Laboratório conta com uma parede de pigmentos doados por Eleonore Koch e usados para encontrar tons que se encaixam melhor nas obras em recuperação. Também tem caixas de acondicionamento feitas sob medida para os trabalhos e luz ultravioleta para conferir o histórico de reparos das peças.
Em uma visita exclusiva, a Vejinha teve acesso a duas reservas técnicas da Pina: de pinturas, com obras de nomes como Tarsila do Amaral e Lasar Segall, e de trabalhos em papel, com mais de 4 000 itens. Ao todo, mais de 11 000 peças são preservadas por lá e estima-se que, em média, sejam realizadas intervenções em cerca de 150 por ano.
Publicado em VEJA São Paulo de 31 de outubro de 2025, edição nº2968.
Quem é Sandra Regina Ruiz Gomes, a namorada de Suzane Richthofen na cadeia
Como estão Suzane Richthofen e os Cravinhos quase 20 anos após crime
Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo
Fiesta de Día de Muertos: confira programação de evento mexicano na Barra Funda
Esposa do ex-médico Roger Abdelmassih deixa apartamento por dívidas





