PC Siqueira é encontrado morto em apartamento na Zona Sul de São Paulo
Paulistano tinha 37 anos e ficou famoso com canal no YouTube
O youtuber e apresentador PC Siqueira, de 37 anos, foi encontrado morto em seu apartamento na Zona Sul de São Paulo na tarde desta quarta (27).
A Polícia Militar informou que foi acionada por volta das 17h50 para uma ocorrência na casa de Siqueira, no bairro de Santo Amaro. Ao chegar no imóvel, os agentes constataram que ele já estava sem vida. O caso foi registrado pelo 11º DP (Santo Amaro).
De acordo com a polícia, a provável causa da morte foi suicídio e seu corpo foi encontrado pela ex-namorada, Maria Luiza Lopes Watanabe.
Em março deste ano, PC Siqueira chegou a ser resgatado por bombeiros depois do que ele chamou de uma tentativa de suicídio, afirmando que não teria sido a primeira.
Saúde mental era um tema frequente em seus conteúdos e PC Siqueira chegou a compartilhar com os seguidores que sofria de depressão, ansiedade e crise de pânico. Em seu último vídeo, publicado três dias antes da morte, falou sobre depressão no Natal.
Último post
Em seu perfil no Instagram, PC Siqueira postou um vídeo no domingo (24) desejando feliz Natal aos seguidores. “Feliz Natal pra você que não tem família, não tem muitos amigos ou não tem grana pra fazer festa. Você não está sozinho!”, escreveu na legenda do vídeo.
Nas redes, o influenciador Felipe Neto lamentou a morte. Segundo ele, PC foi “o grande precursor do YouTube no Brasil, em 2010”.
Resgate em março
Em março passado, PC Siqueira foi resgatado por bombeiros depois de sofrer um episódio de mania e tentar tirar a própria vida. Na ocasião, ficou desacordado e foi amparado pelos agentes. Ele chegou a tranquilizar os seguidores, pelas redes sociais, dizendo que estava bem e seguro.
“Queridos amigos e inimigos: ontem tive um episódio de mania que saiu do controle, me expus e expus erroneamente minha parceira, e foi seguido de uma nova tentativa de suicídio. Fui resgatado pelo corpo de bombeiros e agradeço de coração a gentileza especial do sargento que me acompanhou. Estou bem e seguro”, disse na época.
Alvo de investigação
Considerado um dos principais nomes da primeira geração de youtubers brasileiros, PC Siqueira se tornou alvo de uma investigação por pedofilia há três anos.
Em junho de 2020, ele foi acusado de compartilhar fotos de nudez de uma criança de seis anos. Em gravações de uma suposta conversa privada que teve com um amigo pelo Instagram, ele teria confirmado e encaminhado as imagens recebidas de uma mulher com quem conversava, que seria a mãe da criança.
Em texto publicado à época, PC Siqueira disse que era vítima de uma articulação criminosa, que jamais cometeu ou cometeria o crime e que passou por um dos piores momentos de sua vida ao ter seu nome envolvido na acusação. Em fevereiro de 2021, um laudo da Polícia Civil concluiu que não havia elementos que ligassem o youtuber ao crime de pedofilia em dispositivos eletrônicos apreendidos.
O caso, no entanto, seguia em investigação, em segredo de Justiça, pela 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia, da Divisão de Proteção à Pessoa do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa.
Na ocasião, o youtuber e apresentador decidiu encerrar seu canal no YouTube.
Início do sucesso
PC Siqueira foi um dos primeiros vloggers do YouTube brasileiro e chegou a ter 2 milhões de inscritos em seu canal. No Instagram, acumulava 500 mil seguidores e compartilhava a rotina como tatuador e ilustrador.
O influenciador ficou conhecido na década passada pelo blog Mas Poxa Vida, que se tornou campeão de audiência no YouTube, e comandou um quadro no humorístico Comédia MTV, do canal de televisão. Também foi respnsável pelos vlogs Rolê Gourmet, Games e Dinossauros e Ilha de Barbados.
Na televisão, ganhou destaque em vários programas da MTV Brasil, como a sua atração própria, PC na TV, de 2011 a 2013. Em paralelo, apresentou o MTV Games e o Nunca Verão e passou pela bancada do telejornal humorístico Furo MTV. Em 2019, participou do reality show O Aprendiz, mas foi eliminado no 11° episódio.
COMO AJUDAR NA PREVENÇÃO DE SUICÍDIO
O CVV (Centro de Valorização da Vida) dá apoio emocional e preventivo ao suicídio. Se você está em busca de ajuda, ligue para 188 (ligação gratuita) ou acesse o site.