Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Terraço Paulistano

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo (humberto.abdo@abril.com.br).

Moradores do Jardim Europa tentam expulsar novo restaurante do bairro

Associação AME Jardins alega restrições para funcionar na região; sócios afirmam ter todas as licenças da subprefeitura

Por Humberto Abdo
13 jan 2023, 06h00
Salão do restaurante Urus exibe mesas vazias com toalhas brancas, cadeiras pretas e grande estante iluminada em madeira ao fundo.
Urus: culinária do Mato Grosso reinterpretada. (Ligia Skowronski/Veja SP)
Continua após publicidade

Com receitas brasileiras e salão voltado para a Praça do Vaticano, o novo restaurante Urus tem feito a vizinhança torcer o nariz. No Jardim Europa, que abriga alguns moradores empenhados em manter as calçadas sempre vazias e sem movimento de pedestres, o local rendeu reclamações e um ofício enviado à subprefeitura.

“Observamos a reforma e chegamos a avisar que o zoneamento não permitia isso”, diz João Maradei, diretor executivo da AME Jardins. “Comprovaram que estamos regularizados, mas insistem em tentar nos retirar e causar uma comoção pública”, desabafa a sócia Acilene Clini.

A associação do bairro alega que a zona tem restrições para determinados serviços e é “exclusivamente residencial, de baixa densidade” — o que tampouco tem impedido a construção de outros comércios ou prédios altos, para desespero dos que querem preservar a vista privilegiada e o “quintal” livre de novos frequentadores.

“Por causa do Urus, começaram a abrir (novos endereços) alegando terem licença também e a secretaria não se posiciona”, completa Maradei.

Em nota à coluna, a Secretaria Municipal das Subprefeituras afirma que o Urus “está localizado dentro da zona ‘ZCOR-2’” e tem permissão para funcionar. “A lei de zoneamento autoriza a instalação de comércio de alimentação de pequeno porte com lotação de até 100 lugares.”

Continua após a publicidade

Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.

Publicado em VEJA São Paulo de 18 de janeiro de 2023, edição nº 2824

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja São Paulo* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de R$ 39,99/mês