Médica Ludhmila Hajjar lança livro sobre emergências cardiovasculares
Com prefácio de Roberto Kalil Filho, obra reúne abordagem atualizada sobre diagnósticos e tratamentos
A cardiologista Ludhmila Hajjar lança nesta quinta-feira (6) o livro Emergências Cardiovasculares – Diagnóstico e Tratamento, quinta obra de sua carreira. Coordenadora de cardio-oncologia do Instituto do Coração (InCor), ela também é professora da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora da cardiologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).
Voltado ao ensino de cardiologistas, emergencistas, intensivistas, anestesiologistas, residentes e alunos de medicina, o livro é dividido em seis seções que abordam evidências científicas aliadas às melhores práticas no atendimento das emergências.
“O livro foi feito para reunir os fundamentos da cardiologia crítica com enfoque nas emergências cardiovasculares, que são as situações nas quais o tempo é uma questão de extrema relevância para o prognóstico dos pacientes”, ressalta a doutora.
Com prefácio do cardiologista e presidente do Conselho Diretor do InCor, Roberto Kalil Filho, o livro tem 58 capítulos que descrevem o diagnóstico e o tratamento das principais doenças cardiovasculares de emergência, como insuficiência cardíaca aguda, emergências hipertensivas, síndrome coronária aguda e edema agudo pulmonar.
A obra também é assinada por um grupo de 10 coeditores, entre cardiologistas e intensivistas que atuam no InCor e no ICESP, e conta com mais de 130 especialistas colaboradores. A arte de capa foi desenvolvida pelo artista Mano Wladimir Monte Bernardes, que ilustra um coração na forma de ampulheta, elementos que simbolizam o conceito de que o tempo é vida na cardiologia de emergência.
Em 2021, a médica foi capa da Vejinha com destaque para a recusa ao cargo de ministra no governo de Jair Bolsonaro e o atendimento de celebridades como Juliette e Gilmar Mendes.