Paulistanos faturam prêmio de 40 mil dólares com sementes ‘milagrosas’
Projeto venceu disputa nos Estados Unidos com técnica de adubação natural
Três paulistanos comemoram o prêmio de 40 000 dólares conquistado em uma disputa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA. A Folio, um banco de sementes para a adubação sem produtos químicos, foi a iniciativa escolhida pelo concurso MIT Solve.
“O objetivo é pôr nossa rede de agricultores em contato com essas sementes, que fornecemos no modelo open source, livres para distribuir a outros profissionais”, explica Luis Barbieri, um dos sócios da Raiar Orgânicos, que assina o projeto. A ideia foi desenvolvida a partir de uma tecnologia que fixa o nitrogênio no solo por meio das sementes.
Além de aplicar o valor do prêmio na novidade, eles planejam chegar ao mercado em 2022 com a venda de ovos orgânicos. Hoje a maioria dos seus produtores trabalha em São Paulo. “Todos são muito acolhedores, servem um cafezinho bom, nunca passo fome e como o dobro do que deveria ao visitá- los. O problema é quando oferecem uma cachaça a mais e tenho que recusar para seguir viagem”, diverte-se.
+Assine a Vejinha a partir de 8,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 29 de setembro de 2021, edição nº 2757