Obras do pintor Fulvio Pennacchi serão expostas pela primeira vez
Preservados em uma mansão do Jardim Europa, quadros, cerâmicas e afrescos serão exibidos antes de leilão milionário previsto para junho deste ano
Com mais de 500 obras reunidas em um casarão do Jardim Europa, o acervo do pintor ítalo-brasileiro Fulvio Pennacchi (1905-1992) será exibido pela primeira vez ao público antes de ser leiloado no próximo mês. Entre telas e cerâmicas, as visitas serão feitas por agendamento (no site leilaodearte.com) de 30 de maio a 5 de junho.
“Minha mãe se tornou a preservadora desse trabalho e manteve tudo como estava desde que ele faleceu”, conta Marcos Pennacchi, 75, um dos oito irmãos responsáveis pelo legado e atual guardião da residência. “Eu e mais dois cachorros”, diverte-se.
+ “Glauber Rocha nunca é passado”, diz Lino Meireles sobre filme restaurado em Cannes
Além da coleção, quinze afrescos produzidos nas paredes farão parte do leilão, caso surjam interessados em comprar a casa de estilo toscano (também projetada pelo artista) — neste caso, o lance inicial será de 50 milhões de reais.
“Já tentamos transformar o espaço em um centro cultural e faltou financiamento. Será a última tentativa, senão teremos de vender para alguma imobiliária. Quem sabe agora aparece um mecenas disposto a preservar esse patrimônio.”
Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.
+Assine a Vejinha a partir de 12,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 25 de maio de 2022, edição nº 2790