Celulares vetados e petistas de fora da lista: os detalhes do casamento de Lula e Janja
Casal manteve segredo sobre o local da cerimônia em São Paulo e até a lista completa de convidados continua sendo um mistério
Quase todos os detalhes a respeito da cerimônia de Lula e Rosângela da Silva, a Janja, continuam em segredo. O casamento para poucos convidados acontece nesta quarta (18) em algum salão de festas em São Paulo, às 19h – o local exato será divulgado horas antes por QR Code aos amigos e familiares que receberam o convite.
LEIA MAIS | Quem é Janja, ‘petista de carteirinha’ e noiva do ex-presidente Lula
Quase ninguém confirma ou nega se vai ao evento. Sabe-se, por enquanto, que o vereador Eduardo Suplicy (PT) não foi convidado – ele mesmo se manifestou e afirma não guardar mágoas. “É uma cerimônia íntima e eles conhecem milhares de pessoas”, diz. O cantor Chico Buarque e a advogada Carol Proner também não vão comparecer, segundo nota da Folha, por compromissos inadiáveis na Europa.
A discrição tem sido um pedido feito pelo casal e no convite também foi sugerido que fiquem “longe do celular” durante a celebração, que deve acabar às 21h.
A previsão é que a festa tenha cerca de 150 convidados, entre políticos, familiares, artistas, amigos e funcionários dos noivos e do PT. Segundo a publicação da Folha, um dos critérios do casal para fechar a cobiçada lista foi considerar pessoas que são próximas de ambos.
No meio político, deverão comparecer amigos de longa data e nomes fortes da pré-campanha, como a ex-presidente Dilma Rousseff (PT); os ex-ministros Aloízio Mercadante (PT), Fernando Haddad (PT) e Franklin Martins.
Entre aliados, também deverá comparecer o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB-SP), pré-candidato a vice na chapa com Lula, e o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), pré-candidato ao governo do Rio.
Um bispo amigo de Lula, dom Angélico Sândalo Bernardino, de Blumenau (SC), vai celebrar o casamento. Lula foi casado duas vezes e, por ser viúvo, pode celebrar o matrimônio católico, seguindo os preceitos da Igreja. A primeira esposa foi Maria de Lourdes da Silva, com quem o ex-presidente ficou pouco mais de dois anos. Em 1974, ele se casou com Marisa Letícia Lula da Silva, que morreu em 2017 por causa de um AVC.
O vestido da noiva foi assinado pela estilista Helô Rocha. Alberto Bombig, colunista do UOL, divulgou que Lula e Janja planejam passar o dia do casamento separados. O petista irá sozinho a um hotel da Zona Sul de São Paulo e verá a companheira apenas na cerimônia.
Janja comentou nas redes sociais, em resposta a uma amiga, que está em crise de ansiedade pela expectativa para o casamento. No Twitter, ela postou uma foto com o noivo e a legenda: “Ninguém mais feliz que eu e você. Hoje é dia de celebrar o nosso amor. Que o vento venha nos abençoar e carregar todo mal para longe de nós!”
Ninguém mais feliz que eu e você ❤️ Hoje é dia de celebrar o nosso amor. Que o vento 🌪 venha nos abençoar e carregar todo mal para longe de nós!! pic.twitter.com/0QO00ecJIC
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) May 18, 2022
Da vigília ao altar
Janja e Lula começaram o relacionamento no fim de 2017, mas só o tornaram público em 2019, quando o petista estava preso em Curitiba. A socióloga foi uma das pessoas mais presentes na vigília em frente à Polícia Federal da capital paranaense. Ajudou a coordená-la e era uma das poucas autorizadas a visitar Lula. Hoje, é figura central da campanha.
O casal deverá passar a lua de mel em São Paulo, sem viajar, porém também sem local divulgado, e a agenda externa deverá retomar na semana que vem, com viagem para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
+Assine a Vejinha a partir de 12,90.