Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Terraço Paulistano

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.

Aos 85 anos, Dorival vende strudel para pagar as contas na quarentena

Ele voltou! Junto com as filhas, eles entregam o produto e outras comidinhas com frete grátis na capital paulista

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 abr 2020, 12h35 - Publicado em 22 abr 2020, 14h15
Dorival Bentivegna faz strudel para vender na quarentena (Arquivo pessoal/Divulgação)
Continua após publicidade

Equilibrar as finanças na quarentena não é uma tarefa fácil para muitos paulistanos. Com a chegada da pandemia, por exemplo, a família Bentivegna viu sua renda sofrer uma queda. Desde 2017 eles encontraram em uma receita de origem austríaca a salvação para o equilíbrio das contas: o strudel (sobremesa austríaca de maçã).

Dorival Bentivegna, de 85 anos, é o responsável pela mágica na cozinha: ele aprendeu a receita há quarenta anos, quando trabalhou com uma austríaca que o ensinou a fazer o quitute. Depois da pandemia a família passou a adotar um sistema de frete gratuito. Eles já entregavam o produto cobrando uma taxa a mais pelo transporte, mas a nova modalidade garantiu a volta do antigo patamar de vendas.

“Toda sexta-feira levamos para diferentes regiões. Semana passada foi no Morumbi e no Real Parque. Nesta próxima sexta (24) será no Higienópolis e Itaim Bibi”, explica Maristela, 55, uma das filhas de Dorival. Eles divulgam pelas redes sociais quais bairros serão visitados em cada semana, e passam a receber as encomendas, contando principalmente com a divulgação por uma linha de transmissão no WhatsApp. “A quarentena mudou o nosso sistema. Vamos até o cliente e a gente se caracteriza [máscara, álcool em gel] para não ter problema com o vírus”, diz Dorival.

O “vamos”, no caso, é para Maristela e também Rejane, 60, outra filha: “fico em casa, enjaulado”, brinca o idoso. Além do strudel, carro-chefe da cozinha na casa do Butantã, Zona Oeste, a família também elabora outros itens: cannolis, pudins, tortas salgadas, quiches, merengues, tiramisù…

Continua após a publicidade

Em 2018 a Vejinha escreveu sobre o seu Dorival. Na ocasião a repórter Mariana Rosário, que sugeriu que essa história deveria ser recontada, conversou com o idoso de figura simpática, que fez sucesso nas redes sociais com os anúncios para as receitas. Desde aquele tempo, a família perdeu um membro: Zenaide, a esposa de Dorival, faleceu há um ano e meio.

“Minha mãe que começou com tudo isso. A gente participa faz 35 anos de uma feira aos domingos na Praça da República, vendendo doces”, conta Maristela. Com a pandemia, claro, a feira foi suspensa. Ex-bancária, ela ficou desempregada há quatro anos, e foi quando o negócio ganhou um impulso. “Precisava pagar o plano de saúde deles [os pais], e tínhamos que aumentar a renda”, conta ela, que passou a divulgar massivamente os itens na internet. Em 2017 que Dorival decidiu tentar comercializar o seu strudel, junto com as outras receitas que eram feitas pela esposa.

Os pedidos para a família podem ser feitos pelo WhatsApp: 11 99571-9128. O strudel, por exemplo, pode ser comprado em variados tamanhos : o chamado de baby tem 23 centímetros de comprimento e 10 de largura, por 60 reais; o família, 45 de comprimento por 10 de largura, e custa 90 reais.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 29 de abril de 2020, edição nº 2684.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.