Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Infomania Por Thiago Ramaciotti Thiago Ramaciotti dá dicas sobre tecnologia, gadgets e apps

Um guia para melhorar o uso do Wi-Fi em casa

É provável que você tenha muitos dispositivos conectados em casa, como smartphones e TVs inteligentes. Para lidar com essa demanda, é importante ter um roteador adequado. Considerar o tamanho da sua área de cobertura de Wi-Fi, o número e o tipo de equipamentos conectados são alguns cuidados fundamentais. Nem todo mundo, no entanto, precisa dos melhores […]

Por Thiago Ramaciotti Atualizado em 26 fev 2017, 14h51 - Publicado em 4 set 2015, 20h31

roteador-wireless-multilaser-re075300mbps-2-antenas-5-portas-088227800

É provável que você tenha muitos dispositivos conectados em casa, como smartphones e TVs inteligentes. Para lidar com essa demanda, é importante ter um roteador adequado. Considerar o tamanho da sua área de cobertura de Wi-Fi, o número e o tipo de equipamentos conectados são alguns cuidados fundamentais. Nem todo mundo, no entanto, precisa dos melhores e mais caros roteadores e não há nenhuma razão para pagar por recursos que você provavelmente nunca vai usar.

+ Duelo dos aplicativos para música

Uma, duas ou três faixas? 

Para começar, é bom saber que nem todos os roteadores possuem características iguais. Alguns modelos só podem comunicar através de uma faixa de rádio única.

Roteadores de uma só banda operam na frequência de 2,4 GHz e são normalmente os modelos mais em conta, adequados para navegar na web e se conectar a redes sociais.

+ Tudo o que você precisa saber sobre o Nubank

Já os roteadores de duas faixas operam nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz. A banda de 5GHz é normalmente um canal menos cheio do que a banda de 2,4 GHz e oferece mais produtividade com o mínimo de interferência de sinal, tornando-o ideal para streaming de vídeos do Netflix e redes de jogos online, como o Xbox Live.

Continua após a publicidade

roteador-asus-rt-ac3200-tri-band-wireless-top-ultimate-2015-502001-MLB20249194499_022015-F

Há ainda os novos roteadores tri-band. Eles têm três faixas de rádio, uma que opera a 2,4 GHz e duas que operam em 5 GHz. Boa pedida para as famílias onde tudo e todos estão conectados, fazendo streaming de vídeo, download de filmes, transferências de arquivos e jogos on-line, mas ainda são difíceis de encontrar no Brasil.

Outras funções

Procure por roteadores com pelo menos quatro portas Ethernet, que permitem se conectar a dispositivos com fio, como PCs (computadores pessoais), unidades de armazenamento anexado à rede (NAS) e hubs.

Ter pelo menos uma porta USB também facilita a conexão do roteador a uma impressora, por exemplo.  Além disso, tente escolher um aparelho com antenas removíveis. Há conjuntos que proporcionam alto desempenho e custam menos do que um equipamento mais potente.

Não deixe de escrever para tirar suas dúvidas.

Até mais!

Continua após a publicidade

Publicidade