Por que algumas dietas favorecem o ‘efeito sanfona’?
Márcio Mancini, endocrinologista e membro do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), responde: “Quando alguém faz uma dieta muito restritiva, o organismo entra em ‘modo econômico’ para preservar sua reserva energética. Na prática, isso significa que o metabolismo passará a funcionar mais lentamente. Ao sair desse regime, a pessoa tenderá a engordar […]
Márcio Mancini, endocrinologista e membro do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), responde:
“Quando alguém faz uma dieta muito restritiva, o organismo entra em ‘modo econômico’ para preservar sua reserva energética. Na prática, isso significa que o metabolismo passará a funcionar mais lentamente. Ao sair desse regime, a pessoa tenderá a engordar com mais facilidade, já que seu organismo ainda estará trabalhando em marcha reduzida. Além disso, os hormônios envolvidos com a fome estarão trabalhando a mil, enviando sinais para o corpo se alimentar e recuperar as reservas perdidas. Por isso, a melhor opção para uma vida saudável é a reeducação alimentar.”
+ Quais os principais alimentos termogênicos?
Também tem uma dúvida? Deixe sua pergunta na caixa de comentários.
* O conteúdo deste post não substitui uma consulta médica. Procure sempre seu médico.

Calendário 2026: confira os feriados e datas facultativas
Após divulgação de vídeo polêmico, Ivete Sangalo faz desabafo durante show em São Paulo
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Cidade Matarazzo ganha o formidável complexo gastronômico Mata Città
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?





