Pergunte ao Doutor Por Blog
Continua após publicidade

Afinal, roupas íntimas têm “validade”?

Trata-se de uma dúvida que preocupa muitos internautas. Uma roupa íntima, como calcinha e cueca, pode trazer algum risco de infecção ou prejudicar a higiene caso não seja descartada após um período específico de tempo? Ou seja, devem ter um tempo limitado de uso? Para nos esclarecer a dúvida, entrevistamos o médico infectologista Ralcyon Teixeira, do Hospital Emílio […]

Por Larissa Faria
Atualizado em 26 fev 2017, 10h19 - Publicado em 13 set 2016, 17h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Roupas íntimas

    Publicidade

    Trata-se de uma dúvida que preocupa muitos internautas. Uma roupa íntima, como calcinha e cueca, pode trazer algum risco de infecção ou prejudicar a higiene caso não seja descartada após um período específico de tempo? Ou seja, devem ter um tempo limitado de uso?

    Publicidade

    Para nos esclarecer a dúvida, entrevistamos o médico infectologista Ralcyon Teixeira, do Hospital Emílio Ribas e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia. Veja abaixo a resposta do especialista:

    + Compartilhar a lixa de unha pode trazer riscos à saúde?

    Publicidade

    “Na verdade, não existe uma validade em termos de descarte de peças íntimas após determinado período de uso. O que acontece é que ao longo do tempo ela pode perder a eficácia em termos de proteção das partes íntimas, por conta da deterioração da peça em si. Por exemplo, se a cueca ficar frouxa demais ela pode provocar assaduras. Por questões de infecção, não há uma necessidade específica.  

    Continua após a publicidade

    O que nós, médicos, alertamos é em relação à higienização das peças, como evitar usar muitos produtos químicos de limpeza ou, mesmo, grandes quantidades deles. Se for lavar na máquina não se deve colocar muito sabão em pó e nem amaciante, pois, caso não haja um enxágue potente, provavelmente ficará resíduos nas peças, o que pode causar uma forte alergia. O ideal mesmo é usar sabão de coco, pois é menos alergênico. Lavar manualmente seria o ideal porque as calcinhas, principalmente, costumam ser mais delicadas.

    Publicidade

    + Botox ajuda no tratamento da enxaqueca crônica?

    Outra dica: algo que muita gente faz, mas que não é uma boa ideia, é lavá-las no banheiro e deixá-las secando no local. O ambiente não é propício já que tem muita umidade e não permite que elas sequem direito. E a umidade junto com o calor pode originar focos de fungos e bactérias”.

    Publicidade

    Por Andreza Monteiro

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.