São Paulo nas Alturas

Por Raul Juste Lores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura
Continua após publicidade

#SPSonha: uma campanha educativa e divertida contra o lixo nas ruas

Em Austin, no Texas, uma ação criada em 1986 reduziu a sujeira recolhida em 72%

Por Raul Justes Lores
Atualizado em 10 ago 2018, 06h00 - Publicado em 10 ago 2018, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Avenida Paulista, sucesso de crítica e de frequência de segunda a domingo, e que mata de inveja as demais grandes vias paulistanas, semidesertas já ao escurecer, bem que merecia uma campanha de limpeza. Dos ambulantes aos hipsters, dos executivos aos estudantes, ninguém parece desconfortável em atirar o que sobra da embalagem do lanche ou o cigarro já consumido nas pobres calçadas.

    Publicidade

    A Pauliceia implora por uma campanha esperta como essa dos latões de lixo acima, em Austin, no Texas. Em um deles, o latão reclama: “Detesto aquele sentimento de vazio por dentro”. Que sujão não se sente invocado a resolver esse vazio existencial e atirar o lixo no lixo? Desde 1986, a campanha “Don’t mess with Texas” (“Não bagunce com o Texas” ou “Não se meta com o Texas”) usa das mais diversas formas para conscientizar (e ameaçar, com humor, mas também com multas) quem pensa em sujar as ruas e estradas do segundo maior estado americano.

    Publicidade
    Latões de lixo que conversam com o pedestre em Austin, no Texas: pró-limpeza com humor (Divulgação/Veja SP)

    Celebridades locais, dos cantores Willie Nelson e George Strait aos atores Matthew McConaughey, Owen Wilson, Jennifer Love Hewitt e até o valentão Chuck Norris, gravaram vídeos, acrescentando ao slogan original “eu não me atreveria”. Até hoje, há concursos de cartazes em escolas públicas que mantêm a campanha na boca dos mais jovens.

    Continua após a publicidade

    Dados oficiais do governo texano mostram que o lixo recolhido caiu 72% no período, uma economia e tanto com gastos de limpeza para o rico estado petroleiro. Algo certamente mais necessário em São Paulo, onde o lixo entope até o frágil encanamento da cidade, alagando ruas à primeira chuva. As bilionárias verbas de publicidade oficial no Brasil ainda são desperdiçadas com campanhas de feitos retroativos, que dizem o que o governo X construiu, asfaltou ou inaugurou. Bem melhor se elas olhassem para o futuro, educando.

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 49,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.