Imagem Blog

Quentinhas

Por Blog
Continua após publicidade

Dia do Hambúrguer: selecionamos dezoito lugares para comemorar nesta quinta (28)

Hoje (28) é celebrado o Dia Internacional do Hambúrguer. Quer motivo melhor para chamar a mulher, o marido, os filhos, a namorada, o namorado, os amigos…enfim, reunir a turma e correr para uma boa hamburgueria? Para facilitar a comemoração, reunimos algumas casas espalhadas pelo Brasil, todas elas premiadas nas edições especiais de VEJA Comer & […]

Por Jennifer Detlinger
Atualizado em 26 fev 2017, 16h27 - Publicado em 28 Maio 2015, 19h52

Hoje (28) é celebrado o Dia Internacional do Hambúrguer. Quer motivo melhor para chamar a mulher, o marido, os filhos, a namorada, o namorado, os amigos…enfim, reunir a turma e correr para uma boa hamburgueria? Para facilitar a comemoração, reunimos algumas casas espalhadas pelo Brasil, todas elas premiadas nas edições especiais de VEJA Comer & Beber nos últimos três anos. A seleção caprichada, que vai das marcas já consagradas por suas receitas criativas à hamburgueria belenense que vende versões com ingredientes regionais, tem tudo para deixar você com água na boca. Confira:

Z Deli Sandwich Shop – São Paulo

1-zdeli_018

Dois critérios podem ser usados para medir o sucesso desta lanchonete: o tempo de espera por uma mesa e a quantidade de fotos compartilhadas pelos clientes no Instagram. Para comprovar o porquê de todo esse hype, só dando uma mordida na carne alta chapeada sempre no ponto solicitado pelo cliente e coberta por cheddar inglês, salada, cebola-roxa, picles e bacon. Sem invencionices na receita, mas feita com um capricho incrível, a pedida chama-se joint  e está no cardápio da loja de Pinheiros, a maior unidade.

Meats – São Paulo

2-hamburguer-zucchini-com-queijo-de-cabra-fresco-boursin-abobrinha-na-chapa-mol

Continua após a publicidade

No capítulo dos lanches da casa, não param de pipocar invenções de Paulo Yoller. Uma das mais requisitadas leva o nome de zucchini e reúne queijo de cabra, abobrinha, molho de hortelã e bacon.  A primeira filial foi aberta em fevereiro deste ano. Fica no mesmo imóvel onde funcionou o extinto Rockets, na esquina da Alameda Lorena com a Rua Doutor Melo Alves, nos Jardins, e tem alguns pratos exclusivos.

Cadillac Burger – São Paulo

4-cadillac_007

Bairro de tradição italiana, a Mooca abriga um point de sotaque americano que vale a visita. Cravada na Rua Juventus, a lanchonete decorada por objetos vintage que remetem aos Estados Unidos prepara ótimos hambúrgueres. No ponto da casa, os bifões com 180 gramas de carne saltam da grelha bem rosados. A versão chamada de kick ass recebe creme de queijo gorgonzola, bacon, picles, onion rings e molho barbecue artesanal.

Comuna – Rio de Janeiro

Continua após a publicidade

recomenda-comidinhas-abre

Neste badalado reduto da cena alternativa carioca é produzido o melhor hambúrguer da cidade, segundo os jurados da última edição do especial COMER & BEBER do Rio. No bar a meia-luz, hambúrgueres são oferecidos em cinco sugestões fixas, emolduradas por um delicioso brioche de cacau de produção própria. O trash humpers é feito de patinho, acém e bacon, valorizado por rúcula e alface-americana, coberto por queijo gouda, bacon caramelado e maionese feita do toucinho.

Duke’n’Duke – Belo Horizonte

2323_bares_parairadois02

A iluminação baixa, somada ao verde e ao bordô das paredes e à trilha sonora caprichada dão o tom do lugar, onde é comum encontrar casais em clima de romance. Estampam o cardápio criações do chef Vicente Ramos, que dão água na boca. Quando chegam à mesa, então, enchem os olhos. Uma delas é o imbatível lanche thelonious (monk), com pão australiano na chapa, seguido de hambúrguer dupla face de picanha e peperone, queijo gouda holandês derretido com pimenta, fatias de presunto de Parma italiano e molho da casa.

Continua após a publicidade

Marvin American Burgers – Brasília

30431

Pioneira na produção de hambúrgueres gourmets de estilo americano na capital, a grife conquistou o paladar dos moradores da capital. A forte receita de sucesso está apoiada em discos de 140 gramas de contrafilé, temperados apenas com sal e grelhados no char broiler. Eles preenchem quase todas as mais de vinte versões de sanduíche disponíveis. Entre as opções está o suculento hambúrguer de cordeiro com cebola caramelada, geleia de menta e molho barbecue. Todos os pratos do Marvin vão à mesa escoltados por fritas crocantes e quentinhas.

+ Doze coisas que só quem é gaúcho vai entender

+ A rota do vinho na Serra Gaúcha: um passeio especial pelas principais vinícolas da região

The Burger Map – ABC

burger

Continua após a publicidade

O cardápio relaciona 25 receitas tradicionais de treze estados americanos. Na montagem do lanche, o disco de carne mistura três cortes bovinos, da raça angus, oriundos de animais criados sem hormônios. O pão tem massa à base de batata e o queijo é um requeijão de corte, que lembra o american cheese. Da cozinha, saem versões como sunnyside, que é servido coberto com bacon e um ovo frito.

Circus – Belém

JAMBURGUER - CIRCUS - BELEM

O chef Artur Bestene é um belenense com tanto orgulho dos produtos de sua terra que resolveu regionalizar a mais famosa receita americana. Para isso, adicionou jambu e outros itens típicos aos sanduíches do cardápio, além de trocar a carne bovina pela de búfalo, trazida da Ilha do Marajó. Na montagem do chamado jambúrguer, sugestão mais requisitada pelo público fiel, ainda entram queijo do Marajó, jambu refogado com alho e tucupi mais castanha-do-pará caramelada.

Big Jack Hamburgueria – Campinas

Continua após a publicidade

BIG-JACK--002

Campeã da especialidade pela quarta vez no ano passado, a marca criada em 2009 tem dois grandes trunfos: a charmosa decoração retrô e a habilidade dos chapeiros à frente da cozinha de onde saem sanduíches caprichados. Um deles é o jack’s, montado no pão australiano, que reúne hambúrguer de 150 gramas de picanha, queijo, alface, cebola e molho rosé.

Madero Prime Steakhouse – Curitiba

madero2

O sucesso da matriz da marca, aberta onze anos atrás por Junior Durski segue uma fórmula bem simples: pão, carne, queijo, alface, tomate, cebola e maionese. A versão clássica do lanche leva uma composição de 260 gramas de fraldinha, picanha e contrafilé extraídos de gado angus, grelhada em churrasqueira de lenha pré-queimada. A montagem, feita em um pão francês redondo de produção própria, sempre fresquinho, inclui ainda cheddar inglês, salada orgânica e uma suave maionese artesanal.

Meatpacking NY Prime Burger – Fortaleza

Hamburguer_030

Grafites, luminosos e pôsteres que fazem referência à cultura americana compõem a decoração do estabelecimento e dão a ele um clima de bar moderninho. O hambúrguer, uma mistura de 180 gramas de contrafilé, coxão mole e fraldinha, sai da chapa no ponto solicitado, temperado somente com sal grosso e pimenta moída na hora, e entra no preparo de criativas receitas. O lanche batizado de BBQ crispy burger, leva cheddar, molho barbecue, cebola crocante, alface e tomate.

Madero Burger & Grill – Goiânia

goi

Com mais de quarenta lojas espalhadas pelo Brasil, a grife gastronômica segue uma mesma receita para todas suas filiais: cortes nobres como fraldinha, picanha e bife de chorizo, extraídos de gado angus, são moídos e moldados em suculentos discos de carne e depois grelhados em churrasqueira do tipo char broiler. Um dos trunfos da casa é a sua maionese artesanal, suave e bem temperada, elaborada diariamente em cada unidade com mostarda, suco de limão, sal, pimenta e cebola triturada. O clássico cheeseburger madero, montado com 180 gramas de carne mais alface leva ainda tomate, cebola grelhada, queijo cheddar e chega à mesa ao lado de batata frita.

Don Burger Gourmet – Maceió

20130901_triciavieira_domburger__MG_3937

A hamburgueria fica em um ponto privilegiado, a poucos passos da areia de Ponta Verde. Um suculento disco de carne com 200 gramas assado em char broiler protagoniza a receita do hambúrguer de picanha, que junta alface, tomate e queijo cheddar no pão bola salpicado de parmesão. Como acompanhamento, o molho de mostar ancienne chega em um potinho à parte.

80′s Burguer & Beer – Manaus

20130716_triciavieira_80sburguer&beer__MG_1234

A maior atração desta pequena e simpática lanchonete ambientada pela cultura dos anos 80 são os caprichados hambúrgueres. Elaborado com alcatra e temperado apenas com sal e alho, o disco de 160 gramas entra na composição do journey, que leva alface, tomate, presunto de peru, cheddar e ovo.

Le Grand Burger – Porto Alegre

le

Premiada por servir o melhor hambúrguer da cidade pelo terceiro ano consecutivo, a casa apresenta criações de inspiração francesa. Um exemplo de sua inventividade é o steak au poivre burger, composto de um disco de entrecôte de 125 gramas grelhado na char broiler, pimenta preta, rúcula e queijo camembert. Todas as pedidas são servidas dentro de uma caixinha de madeira, acompanhadas de molho da casa, semelhante ao aïoli, e uma porção de batata rústica.

Vila Torre Original Burger – Recife

Veja Comer & Beber Recife 2014

O menu da lanchonte lista cerca de trinta sanduíches com nome de pontes ou ruas da região. Entre os mais requisitados está o avenida beira-rio, que reúne hambúrguer de 110 gramas de picanha mais uma generosa cobertura de mussarela derretida, batata palha, alface, tomate e milho no pão bola.

Bendito Burger – Ribeirão Preto

bendito

A hamburgueria ocupa um salão moderninho, com um deque logo na entrada. O ambiente, embalado por trilha de house music e rock, exibe uma moto Garelli decorando uma das paredes. Entre os hambúrgueres, há receitas pouco triviais. Uma delas traz hambúrguer caseiro de 180 gramas, feito com fraldinha, mussarela de búfala, laranja seca e miniagrião.

Gourmet Burger Market – Santa Catarina

HAMBURGUER CAPRESE - GOURMET BURGUER MARKET - FLORIANOPOLIS

A lanchonete segue uma receita pra lá de especial no preparo dos hambúrgueres: cerca de 180 gramas de picanha são grelhados em chair broiler, equipamento a gás com pedras vulcânicas. Ainda há cinco tipos de pão, entre eles o da casa, feito com ervas e parmesão, e o ciabatta. No lanche caprese, o hambúrguer ganha a companhia de rúcula, pesto de manjericão, cebola assada, mussarela de búfala e tomate-caqui. Todas as sugestões são escoltadas por uma porção de onion rings, fritas ou batata rústica.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.