Imagem Blog

Pop! Pop! Pop!

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Tiago Leifert sofre ataques racistas por ser judeu após briga com Ícaro Silva

Confederação Israelita do Brasil prestou solidariedade ao apresentador

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 dez 2021, 10h15 - Publicado em 24 dez 2021, 10h05

Após discussão com o ator Ícaro Silva por meio de publicações nas redes sociais, o ex-apresentador do BBB Tiago Leifert foi alvo de comentários racistas que associavam seu comportamento com o fato de ser judeu.

“Por grana o Tiago Leifert (judeu) ama até carne de porco”, escreveu um usuário do Twitter. “Leifert lacrando como um bom judeu. Cara, como eu tenho nojo dessa raça imunda”, tuitou outro. Um perfil ganhou bastante destaque ao publicar: “Sobre a polêmica com Tiago Leifert: judeu, né? (desculpem-me os judeus legais que eu conheço. Isso não é com vocês).” Tanto o tuíte como o perfil foram excluídos pela usuária depois da repercussão.

+ Thelma e Babu, do BBB20, se pronunciam sobre briga Ícaro x Tiago

Alguns internautas se posicionaram. “Eu nem sabia que o Tiago Leifert é judeu, mas tem gente que faz questão de saber só para ser antissemita”, escreveu um perfil. “Discordar e criticar o Tiago Leifert é normal e saudável. Atacá-lo por ser judeu não é. Parem de normalizar antissemitismo, por favor”, disse outro usuário.

Continua após a publicidade

Em nota, a Conib (Confederação Israelita do Brasil) prestou sua solidariedade ao jornalista “vítima de ataques racistas por sua origem judaica. O racismo é um mal que, deixado impune, causa não só sofrimento às suas vítimas, como provoca injustiças e conflitos. A Conib tomará as medidas cabíveis para que o racismo seja sempre punido no Brasil, como determina a nossa Constituição.” Leifert não se manifestou.

Discussão virtual

O conflito entre o ator e o apresentador começou após Ícaro Silva publicar, na segunda, 20, que considerava o Big Brother Brasil um programa de “entretenimento medíocre” e que não iria participar da próxima edição. Em resposta ao ator, Leifert afirmou que Silva estava sendo arrogante e criticando um programa que, supostamente, pagava seu salário. “Aliás, não só não te fizemos mal como provavelmente pagamos o seu salário nessa última aê!”, escreveu o ex-apresentador do BBB.

Após horas de silêncio, o ator rebateu a provocação. “(…) Sua réplica é baseada no fetiche monetário dos meninos comuns. Eu conheci muitos garotos na minha vida que pautavam suas opiniões na lógica sistemática do dinheiro”, disse ele. “Garotos sem nada especial. Nem talento, nem beleza, mas que tinham a aparência e a submissão adequadas, além de um parente no lugar certo, sabe? Acho que você sabe.”

Continua após a publicidade

+ Ícaro Silva responde ao afronte de Tiago Leifert: ‘Parente no lugar certo’

Muitos artistas criticaram o posicionamento de Leifert e prestaram seu apoio a Ícaro. Diante disso, o apresentador parou de seguir ex-BBBs que concordaram com o ator na discussão. O jornalista tem ascendência judaica por parte do pai, o advogado Gilberto Leifert. Ele já falou sobre suas origens judaicas em diversas entrevistas e trouxe elementos da tradição em seu casamento com Daiana Garbin, em 2012.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.