Oito momentos que emocionaram durante a cerimônia de abertura da Olimpíada
A expectativa para a cerimônia de abertura da Olimpíada era grande. Todo o mundo estava de olho nos possíveis erros e gafes que poderiam acontecer. Mas, muito pelo contrário, a festa foi emocionante, deixou uma mensagem de preservação ambiental e contou com participações ilustres, como a de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Anitta, Paulinho da Viola […]
A expectativa para a cerimônia de abertura da Olimpíada era grande. Todo o mundo estava de olho nos possíveis erros e gafes que poderiam acontecer. Mas, muito pelo contrário, a festa foi emocionante, deixou uma mensagem de preservação ambiental e contou com participações ilustres, como a de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Anitta, Paulinho da Viola e da uber model Gisele Bündchen. A pira olímpica foi a surpresa da noite, ao ser acesa pelo ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima. Acompanhe os momentos mais emocionantes:
1- A imprensa internacional destacou a cerimônia como deslumbrante. Confira as principais manchetes:
-The Guardian, do Reino Unido: “Paulinho da Viola, simples e elegante.”
-El Clarín, da Argentina: “Uma festa de música, cores e esporte no Rio de Janeiro, à altura da cidade maravilhosa, com ritmo e beleza”
-The New York Times, dos Estados Unidos: “Você vê que as fantasias e o cenário não são tão luxuosos como os de outras cerimônias, mas isto realmente não importa quando você tem uma energia como esta.”
-Washington Post, dos Estados Unidos: “Rio, pelo menos por uma noite, está executando o que faz de melhor.”
-Boston Globe, Estados Unidos: “Se você estava em dúvida sobre assistir à cerimônia de abertura, vale a pena! Uma apresentação visualmente deslumbrante.”
-La Tercera, do Chile: “Espetacular, espetacular, espetacular.”
-Telegraph, do Reino Unido: “É como se alguém tivesse apertado o botão e ligado as pessoas. De repente, tudo é esplêndido.”
-La Vanguardia, da Espanha: “Chega à construção do Brasil contemporâneo com todas as cidades que o formam. Espetacular o efeito visual que se vê neste momento no Maracanã.”
Sport, da Espanha: “O Brasil surpreendeu com uma festa cheia de luz e música, assim como com várias cenas muito marcantes. Teve festa, um pouco de samba e, sobretudo, uma enorme celebração nas arquibancadas.”
2- Paulinho da Viola cantou o hino nacional acompanhado por uma orquestra sinfônica de cordas.
3- O desfile de Gisele Bündchen pela passarela do Maracanã ao som de Garota de Ipanema, entoada pelo neto de Tom Jobim, Daniel.
“Não seria uma cerimônia de abertura no Rio sem Gisele andando ao som de Garota de Ipanema”, tuitou o BBC Sport, canal de esportes no site da BBC.
4- A entrada do time dos refugiados, que pela primeira vez tem uma delegação na história da Olimpíada.
5- Uma réplica do 14 Bis, avião criado por Santos Dumond, sobrevoou o Maracanã.
6-A apresentação de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Anitta. Juntos, eles cantaram ‘Sandália de prata’. Depois, as escolas de samba cariocas desfilaram suas baterias e levantaram o público.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=I92ZtrSFQJo?feature=oembed&w=500&h=281%5D
A cantora ainda rebateu críticas de William Waack e foi ovacionada na internet.
7- O último trajeto da tocha olímpica foi de responsabilidade dos atletas Gustavo Kuerten, Hortência e Vanderlei Cordeiro de Lima, que acendeu a pira.
Acomapanhe o momento, em vídeo:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=j9zQDjnSUyU?feature=oembed&w=500&h=281%5D
8- E, por fim, as bicicletas que abriram a entrada das 205 delegações, bastante elogiada pelo público.