Imagem Blog

Pop! Pop! Pop!

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

‘Marmita Gate’: Internet reage a suposto golpe das marmitas falsas

A legitimidade do perfil Alimentando Necessidades começou a ser questionada no Twitter e, sem investigação, o caso está rendendo bons memes

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 set 2022, 17h34 - Publicado em 27 set 2022, 17h25
Imagem mostra sobreposição de duas imagens de Gretchen em frente a uma escada, usando vestido. Em uma delas, ela segura uma marmita e tem cabelo ruivo. Em outra, tem cabelo escuro e usa filtros de coração sobre a cabeça
Clássico meme de Gretchen ganhou uma versão 'marmita gate', em referência ao vídeo de Taynara (com filtros e pouca iluminação) e Eduarda, segurando uma marmita. (Twitter/Reprodução)
Continua após publicidade

A internet foi tomada por uma nova teoria da conspiração nesta semana, o “marmita gate”. No domingo (25), usuários do Twitter começaram a questionar a legitimidade da atuação de um perfil na rede social chamado Alimentando Necessidades, supostamente criado para arrecadar fundos para um projeto de doação de marmitas para pessoas em situação de rua em Blumenau, Santa Catarina.

+ Michelle Bolsonaro critica look de Bruna Marquezine: “Feia e vulgar”

As criadoras e administradoras do projeto seriam Eduarda Poleza e Taynara Motta. Nos últimos meses, antes das suspeitas surgirem na rede, ambas fizeram publicações que atraíram milhares de curtidas e retuítes e acabavam divulgando ainda mais o projeto. Elas já compartilharam, por exemplo, mensagens de uma pessoa que supostamente ofereceu carne vencida para as marmitas e de um homem que teria pedido fotos íntimas em troca das doações. Na época, os internautas reagiram revoltados aos relatos.

As especulações sobre a veracidade das informações cresceram quando um grupo autônomo de pesquisa em OSINT (Open Source Intelligence) publicou uma análise sobre o caso, afirmando que o perfil de Taynara na rede não apresentava informações sobre ela e apenas divulgava o projeto.

Os internautas começaram a especular se Taynara realmente existe. Ela não foi encontrada em nenhuma outra rede social e nem como moradora de Blumenau no banco de dados do sistema do governo de Santa Catarina, segundo o jornal O Município de Blumenau.

Continua após a publicidade

A tese ganhou força depois que, em uma tentativa de negar os rumores, as duas criadoras gravaram um vídeo afirmando serem reais. No entanto, no vídeo de Taynara, que logo foi deletado, chamou a atenção dos usuários a quantidade de filtros usados e a pouca iluminação. Eles suspeitam que se tratava da própria Eduarda.

Em mais uma tentativa de desmentir os boatos, Eduarda realizou uma live na segunda-feira (26) no perfil do Alimentando Necessidades no Instagram. Ela afirmou que houve um conflito entre as duas e Taynara não respondeu às mensagens para participar.

Os internautas acusam as criadoras de não realizar uma prestação de contas transparente das doações e também de reutilizarem fotos de marmitas e criarem imagens manipuladas, com fundos diferentes, para tentar enganar o público apresentando supostas doações diferentes.

Continua após a publicidade

Em uma primeira entrevista após o início dos rumores, Eduarda afirmou ao jornal O Município Blumenau que o projeto existe e que nunca escondeu nada. “Eu pequei em não me informar direito sobre como teria que ser uma prestação de contas, mas é regularmente postado fotos das notinhas fiscais”, comentou.

Por enquanto, trata-se apenas de uma teoria da conspiração na internet, sem investigação oficial para apurar se houve de fato um golpe ou estelionato.

Confira a seguir alguns dos memes compartilhados pelos internautas sobre o caso.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

+ Assine a Vejinha a partir de 9,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.