Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Marcos Mion justifica por que não levou filho para viagem

O apresentador é pai de Romeo, que vive com autismo

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 jan 2018, 11h09 - Publicado em 1 jan 2018, 10h57

O apresentador Marcos Mion, que acaba de deixar o programa Legendários, na Record, passou o fim de ano no Colorado, nos Estados Unidos. Foi esquiar com a família, porém não levou o primogênito Romeo, que vive com autismo. Após questionamentos dos seguidores, explicou a decisão.

A falta de rotina tira ele do eixo. O deixa muito nervoso e desesperado. E uma viagem onde não consigo montar uma estrutura para ele é puro improviso, cheia de decisões tomadas na hora. E os pais de crianças com autismo TEM QUE SABER que não precisam se culpar! Que eles, assim como todas crianças, têm limites!!”, desabafou.

Não sou apenas pai do Romeo, tenho outras duas mini jacas que querem conhecer e ganhar o mundo! Sem rotina! E tenho que respeitar IGUALMENTE as necessidades deles“, seguiu. “Ele está feliz da vida, sendo mimado pelos avós e com a gente pelo FaceTime o dia todo! Todos felizes! Isso que importa!

Essa é a terceira viagem que a família, formada também pelos filhos Stefano e Donatella e a mulher Suzana Gullo, faz sem Romeo. Em agosto, o clã visitou Paris e Mion também explicou a ausência do filho mais velho.

Continua após a publicidade

Confira o depoimento completo:

View this post on Instagram

Como muita gente está estranhando a ausência do meu anjo Romeo nesta viagem, como prometi, vou falar um pouco sobre o dia a dia de uma família que concilia filhos dentro e fora do TEA – Transtornos do Espectro Autista. . . . Durante muito tempo pensei que o que faria Romeo evoluir era tratá-lo como se não tivesse nenhuma limitação. Arrasta-lo para situações cotidianas que “não tinha pq ele não gostar” e que o fariam ter um maior convívio social e ser mais aceito pela sociedade que, muitas vezes, não acha “normal” um garotinho ter panico para entrar numa festa. Aliás, isso é uma coisa que quero falar mais em outro post, o conceito e o uso errado da palavra “normal”. . . . Mas voltando, em algumas situações, funcionou, tivemos sucesso! Como por exemplo a festinha infantil que citei. Romeo, hoje, adora uma. Ele AMA se apresentar na escola, coisa que anos atrás gerava um panico que só quem convive com uma criança com autismo sabe como é. . . . Porém, algumas coisas não mudam. Por exemplo, a falta de rotina. Isso tira ele do eixo. O deixa muito nervoso e desesperado. E uma viagem onde não consigo montar uma estrutura para ele é puro improviso, cheia de decisões tomadas na hora. “Vamos comer agora?”. “Vamos entrar nesta loja agora?”. Coisas, vamos lá para o fácil entendimento, consideradas “normais”, mas que para minha família são muito ANORMAIS! Nos vivemos na rotina! Nos respeitamos horários e o que está combinado a dias pelo bem estar do Romeo! . Então numa viagem rápida ele encontra tudo que não gosta! E os pais de crianças com autismo TEM QUE SABER que não precisam se culpar! Que eles, assim como todas crianças, tem limites!! Gostam de algumas coisas e nao gostam de outras! E cabe aos pais identificarem onde existe evolução e onde é mais saudável aceitar que não vai rolar! . . . Não sou apenas pai do Romeo, tenho outras duas mini jacas que querem conhecer e ganhar o mundo! Sem rotina! E tenho que respeitar IGUALMENTE as necessidades deles. Pais que tem crianças dentro e fora do espectro: nao esqueçam disso! E Romeo? Ah, tá FELIZ DA VIDA no lugar q mais ama no mundo c os avós e pelo FaceTime c a gente toda hora! Felicidade SEMPRE! #FamilyFirst

A post shared by Marcos Mion (@marcosmion) on

View this post on Instagram

Summer vibes! Ops, pera… . . . 🎿⛷⛄️ . . . Criando memórias. . . . Sim, essa é aquela viagem que Romeozão não vem. Que fazemos para Doninha e Tefo. Já falei bastante sobre isto em outros posts, mas num próximo escrevo de novo até para ajudar as famílias que passam por essas situações de conciliar viagens e espaço para irmãos que estão dentro e fora do espectro autista! Romeo não esquia e odeia essa viagem! Já tentamos trazê-lo. Ele está feliz da vida, sendo mimado pelos avós e com a gente pelo FaceTime o dia todo! Todos felizes! Isso que importa! #FamilyFirst #CongelandoEssaMolekadaLoka

A post shared by Marcos Mion (@marcosmion) on

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.