Hino nacional cantado por indígenas viraliza na internet e divide opiniões
Perfis se indignaram com a versão alegando insensibilidade ao colocar povos indígenas que foram oprimidos para cantar o hino do colonizador
Com mais de 560 mil visualizações e 47 mil curtidas, um vídeo do hino nacional brasileiro cantado em idiomas indígenas viralizou no Twitter nesta quarta (7). O conteúdo republicado pela escritora Lívia Lamblet mostra as indígenas Djuena Tikuna e Tainara Kambeba cantando a versão em suas respectivas línguas. A publicação, no entanto, dividiu opiniões.
“Não faz o menor sentido essa campanha com hino nacional cantado por povos originários. Se era sobre a voz da Amazônia, que fossem músicas indígenas e não música de colonizador”, questiona um perfil. Outros se indignaram com a versão, alegando insensibilidade ao colocar os povos indígenas que foram oprimidos no período colonial para reproduzir o hino dos colonizadores.
O Hino Nacional Brasileiro cantado em idiomas indígenas é o vídeo mais bonito que você vai ver esta semana. pic.twitter.com/HRN39D5yfn
— Lívia Lamblet | podcast Criador & Criatura🎙★彡🚩 (@livialamblet) September 5, 2022
A jornalista argumenta que o conteúdo se trata de uma “ressignificação”. “Várias pessoas questionaram o hino cantado em línguas indígenas. Entretanto, o Brasil é um país que tem por projeto eliminar a população não branca. Utilizar a melodia para mostrar que eles também vivem aqui é um puta ato de resistência”, justifica.
O vídeo foi produzido originalmente pelo grupo ativista Gabinete dos Bichos para celebrar o Dia da Amazônia, em 5 de setembro, com o objetivo de alertar sobre os riscos da degradação na floresta. A tradução do hino levou meses e havia sido realizada pelas indígenas.
O vídeo foi dirigido por João Inada, com produção de Leticia Leite, Luiz Borges, Afonso Cappellaro e Roberto Kaz.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.